quarta-feira, 25 de novembro de 2009

SHAKESPEARE COM MUITO HUMOR

Seriado "Som e Fúria" ganha versão para o cinema. Equipe debateu sobre o filme no encontro Cine Clube Nextel

Shakespeare, teatro, humor, confusões e um fantasma. Esses são os ingredientes do seriado "Som e Fúria", exibido na Rede Globo em janeiro de 2009. Agora a série recebe uma versão para o cinema intitulada: "Som e Fúria, o Filme". O lançamento do filme marcou o último dos cinco encontros Cine Clube Nextel, criado pelo cineasta Fernando Meirelles. A função dos encontros era de manter um diálogo entre profissionais do cinema e o público.

Para o Cine Clube de "Som e Fúria, o Filme" estiveram presentes o diretor Toniko Melo, os atores Dan Stulbach e Cecília Homem de Melo e o jornalista Luiz Carlos Merten, que mediou o debate. "Som e Fúria" é uma adaptação do seriado canadense "Slings and Arrows". Fernando Meirelles teve a ideia de fazer a adaptação brasileira no qual assina ainda a coprodução e codireção. A trama segue a rotina de uma decadente companhia estadual de teatro que luta para colocar a peça "Hamlet" em cartaz. A série possui 12 episódios e para a adaptação da série em filme, foram quatro meses de montagem para fazer a junção dos episódios 2, 4 e 6. E algumas cenas tiveram de ser refilmadas para o filme.

O diretor Toniko Melo disse que transformar a série em filme foi difícil. O ator Dan Stulbach concordou com o diretor. “Quando se faz um filme derivado de um seriado, você o liberta. Você tem mais espaço, não se tem a desculpa do horário que vai passar na televisão”. Quem vê o filme, não consegue notar a junção dos episódios. O filme é fluente, arece uma história filmada especificamente para o filme e não uma colagem de episódios. Um senhor trabalho de edição e o resultado é incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário