segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CAMINHANDO COM PASSOS FIRMES

A fabricação nacional de mídia e player de Blu-ray mostra que o Brasil segue forte para sua entrada na Era do Blu-ray

No País do futebol, a Copa do Mundo de 2010 serve de porta voz para a popularização do Blu-ray no Brasil. É o que o mercado de home video espera para que a onda azul chegue aos lares dos brasileiros: o incentivo dos jogos de futebol exibidos em alta definição. A paixão pelo futebol e pela tecnolgia promete provocar nos brasileiros aquela coceirinha para obter televisores LCD e Home Theater. Consequentemente, isso vai alavancar as vendas de players de Blu-ray, já que, com uma televisão de alta definição, o que se deseja é assistir a programas que tenham uma boa qualidade de imagem. E é aí que o Blu-ray entra na história.

As fabricantes de mídias Videolar e Microservice já anunciaram a produção nacional da mídia Blu-ray no País. A Microservice promete já para novembro a disponibilização da mídia Blu-ray com selo nacional. “Com o advento das televisões de alta definição, o Blu-ray chega para suprir as necessidades do consumidor de ter uma imagem de alta definição e, ao mesmo tempo, mais interatividade e conteúdo no disco”, afirma Isaac Hemsi, presidente da Microservice.

A empresa Tectoy já fabrica um modelo de Blu-ray em Manaus, o DBR-700, encontrado por R$ 899,00. “Ano que vem, os números devem crescer significativamente. Como toda tecnologia, essa precisa de maturação, mais mídias disponíveis, queda nos preços, e a população precisa começar a ser atingida pela comunicação e pelo produto ter chegado à casa do vizinho. As lojas têm apostado bastante em seções dedicadas ao Blu-ray e isso vai aumentar mais até o Natal e em 2010”, afirma Vanessa Artea, gerente de marketing da Tectoy.

Recentemente, a Sony anunciou a sua entrada no mercado de alta definição com a fabricação de televisores e players de Blu-ray no Pólo Industrial da Zona Franca de Manaus. O player nacional da marca é o BDP-S360, vendido por R$ 999,00. A Sony estima que, em 2011, 60 % do mercado já será dominado pela nova mídia. "O Blu-ray é o novo momento do home video. Temos alguns projetos com locadoras em andamento e aquelas que apostaram no formato desde o início, agora estão na fase de melhoria do espaço ocupado pelo Blu-ray em seus estabelecimentos", afirma Wilson Cabral, diretor geral da Sony Pictures Home Entertainment.

No mercado, o que se comenta é que, assim como o DVD substituiu o VHS, o Blu-ray fará o mesmo com o DVD. “Qualitativamente, acreditamos que nesse Natal vai se vender muito Blu-ray e no ano que vem ele já comece a ganhar mais espaço, iniciando a sua crescida para substituição do parque instalado de DVDs”, conta Artea. Já Juliano Bolzani, diretor de marketing da Sony Pictures Home Entertainment, acredita que isso não vai acontecer. “Eles vão coexistir por muito tempo. Quando se tem um bom equipamento em casa, a qualidade de imagem que se consegue com o DVD é incrível. Para muita gente, isso vai ser mais do que suficiente. Por outro lado, existe uma gama de consumidores que vão migrar para o Blu-ray. Pela primeira vez, vamos ter um mercado que coexiste. Vai haver também o video-on-demand, que irá coexistir com o Blu-ray, DVD, Internet e capacitação de conteúdo em pen drive", explica ele.

Essa imersão do Brasil no mercado de Blu-ray significa tanto a redução do preço dos filmes nesse formato como dos equipamentos. “2009 é um divisor de águas em alta definição com a entrada dos players nacionalizados e da mídia nacional. Assim, o Brasil dá um passo mais representativo”, completa Bolzani. E o mercado aos poucos se movimenta para que os preços se tornem competitivos para que a população, ávida por tecnologia, consiga comprar o pacote de aparelhos para vivenciar a experiência do Blu-ray.

Nenhum comentário:

Postar um comentário