segunda-feira, 9 de novembro de 2009

NOVAS POSSIBILIDADES

Variados formatos de distribuição mudam os hábitos do espectador na hora de assistir a um filme

O habitual jeito de se assistir a um filme, com o espectador em uma sala escura e uma tela grande na frente, tem mudado de cara. Com a chegada de inovações tecnológicas, novas formas de se ver um filme também surgem. A aposta em novas mídias e dispositivos têm ganhado força no entretenimento para atender cada vez mais às necessidades de cada tipo de consumidor.

Nos Estados Unidos, a videolocadora Blockbuster e a fabricante Motorola vão disponibilizar um aplicativo capaz de baixar milhares de filmes em smartphones. Outra parceria da locadora é com a Samsung, que vai permitir o aluguel de filmes pelo controle remoto do televisor. As pessoas estão buscando novas formas de ver filmes e essas estratégias atendem a demanda crescente.

Aqui no Brasil, a Warner saiu na frente na distribuição multimídia no mercado de home entertainment. Em julho, ela lançou o filme "Gran Torino" simultaneamente em DVD, Blu-ray e download digital. Desde maio, a distribuidora disponibiliza seus filmes para venda e aluguel por meio de download na loja virtual da Livraria Saraiva. Segundo Alexandre Assis, gerente de produto da Warner, "Gran Torino" inicia uma nova era, com lançamentos simultâneos em vários formatos, um ponto de convergência de processos tecnológicos. “A estratégia da Warner é oferecer várias opções ao consumidor que pode escolher de acordo com sua preferência ou conveniência. A Warner acredita no conceito ‘assista do seu jeito’”, declara Assis.

STREAMING
Em agosto, a locadora online NetMovies lançou o serviço de streaming legalizado de filmes no Brasil. O streaming é uma tecnologia que reproduz uma mídia sem interrupções e em tempo real. Quem já viu algum vídeo pelo site YouTube sabe como funciona. Ao apertar o play para iniciar a reprodução do arquivo, um buffer (mecanismo para melhorar a velocidade de acesso a um determinado dispositivo) é carregado por alguns segundos e aí se inicia a exibição do conteúdo. O que limita a exibição de um filme em streaming é a banda larga que o usuário tem. Daniel Topel, diretor-presidente da NetMovies, recomenda aos assinantes uma banda de no mínimo 700 Kbps.

O streaming vai na contramão do download, que demora algumas horas para ser feito, para, então, se poder assistir ao conteúdo. O formato download é protegido pelo DRM (Digital Rights Management) ou GDD (Gestão de Direitos Digitais). Isso é uma forma de restringir a difusão por cópia de arquivos digitais, como forma de assegurar os direitos autorais da obra. Esse é o tipo de serviço que a Saraiva oferece, com a opção de locação e compra de filmes digitais. “Os estúdios exigem o download via DRM. Eles criam uma série de mecanismos de proteção de direitos autorais. Isso, para o usuário final, faz com que seja necessário trabalhar com Windows e Internet Explorer. Ele precisa baixar um aplicativo, instalar o software, passar por uma transação de pagamento via cartão de crédito, baixar o arquivo por algumas horas e ainda tem um limite de 24h para se assistir ao filme”, explica Topel.

Na cadeia alimentar das janelas (espaço de lançamento de um filme em cada mídia), a ordem de lançamento de um filme segue a linha cinema, rental, sell-thru, tv por assinatura e tv aberta. A distribuição digital de filmes fica após a TV por assinatura. Com isso, o streaming de lançamentos fica de fora dessa via de distribuição. A alternativa encontrada pela NetMovies foi explorar clássicos como "Cidadão Kane", "Fellini 8 ½" e "Metrópolis", até uma saraivada de filmes de ação chineses estrelados por Bruce Lee e Jackie Chan, como "A Fúria do Dragão" e "O Mestre Invencível".

A locadora oferece aos seus assinantes o pacote LIVE 10, somente para streaming, pelo valor mensal de R$ 15,60. Esse pacote dá ao assinante, dez horas mensais de conteúdo em vez de filmes completos. “O hábito do nosso cliente não é de assistir a um filme até o fim. O formato de filme completo é algo rígido que vai contra a liberdade que queremos dar para o usuário final. Essa é a desvantagem do download. Você baixa um filme e decide que não quer ver o filme naquele momento e ao vencer o período de 24h você perde o filme. Isso é um ranço do modelo antigo de locação. O fato de o usuário pensar em um filme como um filme”, conta Topel

Isso que diretor-presidente da NetMovies fala é interessante, pois essas formas de distribuição e, principalmente, o modo de se assistir a um filme estão se tornando novas alternativas de entretenimento. “Hoje, existe a mobilidade. Hoje, se vê uma pessoa no metrô assistindo a um filme. É outra experiência, porque ela está no metrô sem ter o que fazer. As pessoas querem ter diferentes experiências”, declara Phillip Wojdyslawski, presidente da Videolar.

Essas novidades marcam uma tendência no mercado de entretenimento. “O desenvolvimento tecnológico apresenta constantemente novas possibilidades e a Warner quer acompanhar este processo, estando sempre em sintonia com os novos hábitos do consumidor”, afirma o gerente de produto da distribuidora. E no meio de tantas inovações tecnológicas fica difícil imaginar como fica a interação da pessoa com o filme.

Para Topel, existe uma variedade de hábitos no consumo de filmes e que hoje o espectador quer comodidade, simplicidade e economia em seus momentos de entretenimento. “Acredito que o NetMovies LIVE atenda a esta pluralidade, oferecendo liberdade total para cada usuário assistir a filmes da maneira que ele mais gosta. Seja ver o filme inteiro de uma só vez, rever cenas específicas, ver o filme pausadamente ao longo de vários dias ou até mesmo pular partes do filme”, conclui ele. Isso implica em discussões psicológicas sobre o ato de se assistir a um filme. Mas isso já é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário