sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FICAR OU PARTIR?

"De Homens e Deuses" mostra dilema de padres em deixar um mosteiro na África

Argélia, anos 90. Nas montanhas de Maghreb, oito monges cristãos franceses vivem num mosteiro prestando cuidados ao povoado muçulmano, maioria no país. Ataques terroristas vão tomando conta do local. “Se você mata seu irmão, você vai para inferno”. É isso o que diz o Alcorão, mas para os extremistas isso não vale nada. A proteção militar é uma saída para os monges, porém, Christian, líder dos monges, teme aceitar, pois aceitar a proteção de um governo corrupto pode se reverter em sofrimento ao povo do vilarejo – algo que ele não deseja de modo algum.

Os monges fazem várias reuniões e votações para decidirem se deixam o mosteiro, partem para outro local na África, negociam com os extremistas ou ficam no mosteiro. O problema é que se eles ficarem, a vida deles corre risco. Uns querem ir embora, outros acreditam que partir significa fugir e deixar o vilarejo para os terroristas. Com o perigo à espreita, quando é a hora de tomar uma decisão de vida ou morte?

Um comentário:

  1. Excelente filme. Tocante e assustador. Pode parecer monótono no começo, mas a realidade dos monges, sua fé e a loucura do extremismo entram em choque e se completam.

    ResponderExcluir