sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O REI E O PLEBEU

A luta para vencer a gagueira se transforma numa amizade no singelo “O Discurso do Rei”

“Deixe o microfone fazer o trabalho dele!”. É isso que o duque de York, Albert (Colin Firth) mais houve sempre quando tem de falar em público no filme “O Discurso do Rei”. O microfone pode até fazer o trabalho dele, mas precisa de um som para transmiti-la. O problema é que George é gago e teme o microfone. Um discurso mal sucedido em 1925 faz com que a esposa (Helena Bonham Carter) o ajude a achar um terapeuta que resolva o distúrbio do marido.

George faz tratamentos sem sucesso, até conhecer o excêntrico terapeuta Lionel Logue (Geoffrey Rush). Ele submete George a exercícios corporais, respiratórios, vocais e até tenta fazer uma terapia emocional para descobrir a raiz do problema.

Com o falecimento do atual rei, o irmão de Albert, Edward assume o trono. No entanto ele pretende se casar com uma divorciada e isso é inaceitável para o primeiro-ministro. Ele renuncia ao cargo e Albert se torna o rei George VI em 12 de dezembro de 1936. Tendo de assumir o trono às pressas na iminência de uma guerra ele precisa resolver a gagueira e se tornar um líder influente, aquele que consiga falar por sua nação.

“O Discurso do Rei” lidera as apostas ao Oscar com 12 indicações, incluindo melhor filme, diretor, ator (Firth), atores coadjuvantes (Rush e Carter) e roteiro original. A produção inglesa é pequena e singela sobre a amizade respeitosa que vai surgindo entre o rei da Inglaterra e o terapeuta plebeu. Firth, favorito a levar o Oscar está bem no papel, mas só fica melhor quando aparece em cena com Rush.

O filme é um drama com toques de comédia e explora bem o sofrimento do rei que tem tanta coisa guardada para si mesmo e parece que vai explodir, pois as palavras não saem. Como o rei mesmo tenta dizer, ele tem voz e quer que todos deem atenção. Mas a produção é bem convencional, quadradinha, sem nada de espetacular. Ela se apoia na história real do roteirista David Seidler, que sofreu de gagueira na infância e se identificou na época com o rei.

O lado emocional da história que em certos momentos apela para diálogos um pouco piegas pode convencer os votantes da Academia, mas considerá-lo o melhor de 2010 aí já é um pouco demais. Se bem que o Oscar adora premiar produções melodramáticas no qual o bem sempre triunfa. No ano passado, “Guerra ao Terror” sobre um oficial viciado na adrenalina do conflito foi uma boa guinada na premiação frente ao óbvio “Avatar”. Este ano o ar jovial e elétrico de “A Rede Social” é muito mais interessante do que a aristocracia comportada de “O Discurso do Rei”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário