sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O PESO DO MUNDO

Jovem encara a vida de adulta com braveza em “Inverno da Alma”

Ser adulto não é fácil. Imagine ter de encarar a maturidade antes da hora. A infância que deveria ser lembrada por brincadeiras com bonecas no quintal é tomada por lições de como ser adulto. É essa a vida de Ree (Jennifer Lawrence) desde pequena e que aos 17 anos enfrenta a maior lição: sobrevivência, no filme “Inverno da Alma”. A produção concorre a quatro Oscar: filme, roteiro adaptado, atriz (Lawrence) e ator coadjuvante (John Hawkes).

Ree cuida dos dois irmãos menores e da mãe doente e vivem numa casa velha no Missouri. Ela corta a lenha, caça bicho para o jantar, lava a roupa, prepara a comida, faz tudo. O pai, Jessup, trabalha em laboratórios caseiros fabricando droga. Ele estava na prisão, mas saiu sob fiança. Em vez de voltar para casa, fugiu. Mais tarde o xerife da cidade avisa Ree de que o pai deu a casa e a madeira da propriedade como garantia para a fiança.

A garota tem agora uma semana para achá-lo ou perderá tudo. Ree parte numa busca desesperada por Jessup pela região. Ninguém se interessa em ajudá-la, pois Jessup só arruma encrenca por onde passa. Quanto mais ela o procura, mais risco corre.

“Inverno da Alma” é um filme lento e tenso. Numa corrida contra o relógio, que mais parece uma perda de tempo, Ree mostra valentia e arrisca a vida para não ter de viver no relento com a família. O elenco é soberbo, não cai na caricatura. Os atores realmente parecem os caipiras atrasados do local. Lawrence é o centro do filme mostrando garra e dor a uma personagem sofrida que ensina aos irmãos que é preciso superar o medo de muitas coisas. Encarando a vida como adulta, Ree carrega o peso do mundo nas costas. Se não for ela, ninguém mais o fará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário