segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SEM SURPRESAS

Globo de Ouro elege os favoritos “A Rede Social” e “Minhas Mães e Meu Pai”

Aconteceu ontem, em Los Angeles a 68° edição do Globo de Ouro, premiação da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood. Pelo segundo ano consecutivo, a festa teve como anfitrião o ator e comediante Ricky Gervais. Mas o tom irônico que deixou muita gente na plateia com sorriso amarelo deve ter posto ao fim a chance dele retornar no ano que vem.

Gervais estava afiado nas piadas: “Bem vindo ao Globo de Ouro, uma noite de festas e bebedeira ou como Charlie Sheen chama: café da manhã”, em alusão aos recentes problemas do ator com a Lei. Ele ainda brincou com Robert Downey Jr., ao dizer: “ele é mais conhecido do centro de reabilitação e da prisão” se referindo ao passado problemático do ator. Downey Jr. fez que não ligou para a piada e aproveitou para fazer graça com as indicadas a melhor atriz de comédia ou musical, categoria que apresentou, dizendo que ele não reconhece uma boa atriz até dormir com ela.

Outra vítima de Gervais foi o filme “O Turista”, produção muito comentada devido às estranhas indicações a que recebeu: melhor filme de comédia ou musical e ator e atriz de comédia ou musical para Johnny Depp e Angelina Jolie. A forçação de barra da Associação com essas indicações não ficou barata. Gervais comentou: “Foi um grande ano para os filmes em 3D, como ‘Toy Story 3’, Meu Malvado Favorito’ e ‘Tron - O Legado’. Parecia que tudo era tridimensional, com exceção das atuações em ‘O Turista’. Eu me sinto mal por essa piada, eu nem vi esse filme, mas quem viu?”. Para arrematar, Gervais disse que essas indicações mostram que a Associação aceita suborno. Quando Tom Hanks entrou no palco, ele falou que Gervais estava muito bondoso com a plateia.

Esta com certeza não foi a noite do Globo de Ouro. O ator Robert De Niro levou um prêmio especial pela carreira, o Cecil B. DeMille. De Niro não deixou a Associação em paz dizendo que sabia quem foram os que falaram mal de “Entrando Numa Fria Maior Ainda Agora com a Família” e ainda questionou a credibilidade de uma premiação dada por correspondentes que mais parecem fãs do que críticos. Ele ainda pediu desculpas, pois mais membros da imprensa estrangeira eram para estar na festa, mas alguns foram deportados antes do show junto com a maioria dos garçons e com Javier Bardem.

Saindo do show de alfinetadas da festa e entrando nas premiações da noite, o grande vencedor foi o filme “A Rede Social” como já se esperava. O brilhante filme sobre a criação do Facebbok que fala de lealdade, traição, poder e o preço do sucesso, faturou os prêmios de melhor filme de drama, direção, roteiro e trilha sonora. Assim a produção caminha como a favorita para o Oscar.

”Minhas Mães e Meu Pai” recebeu os prêmios de melhor filme de comédia ou musical e de melhor atriz de comédia ou musical para a sempre fantástica Annette Bening. Empatado com a comédia ficou o drama “O Vencedor” que faturou os Globo de Ouro de ator e atriz coadjuvante, para Christian Bale e Melissa Leo. A animação eleita a melhor de 2010 foi “Toy Story 3”, merecidamente.

Nas categorias ator de drama e de comédia ou musical, os vencedores foram Colin Firth por “O Discurso do Rei” e Paul Giamatti por “A Minha Versão do Amor”. Giamatti ficou estupefato com Halle Berry, que entregou o prêmio a ele. A atriz de drama foi Natalie Portman por “Cisne Negro”.

TELEVISÃO
Se nos prêmios da área de cinema não houve novidades, na de televisão, os favoritos “Mad Men” e “Modern Family” ficaram chupando dedo. A melhor série de drama foi a incrível “Boardwalk Empire”, exibida recentemente no canal HBO. Produzida por Martin Scorsese e Mark Wahlberg ela trata do mundo mafioso em Atlantic City. Ela também ganhou o prêmio de ator de drama, para Steve Buscemi. A veterana Katey Sagal, de “Um Amor de Família” recebeu o Globo de Ouro de atriz de drama por “Sons of Anarchy”, exibido no canal FX.

Na categoria comédia ou musical, o felizardo da noite foi o cultuado “Glee” com três prêmios: melhor série e ator e atriz coadjuvante para Chris Colfer e Jane Lynch. Laura Linney venceu como melhor atriz por “The Big C”, que estreou ontem no canal HBO. Jim Parsons que vive o divertido nerd Sheldon em “The Big Bang Theory” venceu como melhor ator. Assim foi a 68° edição do Globo de Ouro, com arranhões na imagem da premiação, sorrisos sem graça dos presentes e nenhuma surpresa.


Premiados do Globo de Ouro
CINEMA

Filme Drama
A Rede Social (Sony)

Filme Comédia ou Musical
Minhas Mães e Meu Pai (Imagem Filmes)

Animação
Toy Story 3 (Disney)

Filme Estrangeiro
Em Um Mundo Melhor (California Filmes), da Dinamarca

Diretor
David Fincher – A Rede Social

Ator Drama
Colin Firth – O Discurso do Rei (Paris Filmes)

Atriz Drama
Natalie Portman – Cisne Negro (Fox)

Ator Musical ou Comédia
Paul Giamatti – A Minha Versão do Amor (California)

Atriz Musical ou Comédia
Annette Bening – Minhas Mães e Meu Pai (Imagem Filmes)

Ator Coadjuvante
Christian Bale – O Vencedor (Imagem Filmes)

Atriz Coadjuvante
Melissa Leo – O Vencedor

Roteiro
Aaron Sorkin – A Rede Social

Trilha Sonora
A Rede Social

Canção
“You Haven’t Seen the Last of Me” – Burlesque (Sony)


TELEVISÃO

Série Drama
Boardwalk Empire

Série Comédia ou Musical
Glee (Fox)

Ator Série Drama
Steve Buscemi – Boardwalk Empire

Atriz Série Drama
Katey Sagal – Sons of Anarchy

Atriz Série Comédia ou Musical
Laura Linney – The Big C

Ator Série Comédia ou Musical
Jim Parsons – The Big Bang Theory (Warner)

Ator Coadjuvante Série, Minissérie ou Filme de TV
Chris Colfer – Glee

Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme de TV
Jane Lynch – Glee

Minissérie ou Filme de TV
Carlos

Ator em Minissérie ou Filme de TV
Al Pacino – You Don't Know Jack

Atriz em Minissérie ou Filme de TV
Claire Danes – Temple Grandin

Nenhum comentário:

Postar um comentário