segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

AÇÃO ENTRE AMIGOS


Marco Ricca arrasa na estreia como diretor em "Cabeça a Prêmio", que é lançado este mês em DVD

“Este é um filme de personagens e para atores. O roteiro foi escrito pensando em cada um desses atores. Eu chamei meus amigos para trabalharem no filme e tive a felicidade deles terem aceitado”. É assim que Marco Ricca descreve o seu debute em direção de filme no denso "Cabeça a Prêmio", do qual também é o produtor e roteirista.

Para sua estreia na área de direção de longa-metragem, Ricca pegou um material próximo a ele, o livro homônimo do grande amigo Marçal Aquino. Ricca e o escritor haviam trabalhado juntos em "O Invasor" no qual Ricca atua e o roteiro é de Aquino, baseado em seu livro. “Eu já tinha uma admiração pela literatura do Marçal e o que mais me fascina nas histórias deles é que os personagens são grandiosos”, conta Ricca.

Em "Cabeça a Prêmio", o diretor chamou alguns amigos para viverem os personagens angustiados e explosivos da trama: Alice Braga, Edu Moscovis, Fulvio Estefanini, Cássio Gabus Mendes e Otávio Müller. Na trama, os irmãos Miro (Estefanini) e Abílio (Müller) são pecuaristas em Sidrolândia (MS) e comandam uma rede de ações ilícitas. A filha de Miro, Elaine (Braga) se apaixona pelo piloto da família, Dênis (Daniel Hendler), que planejam fugir. Brito (Moscovis) e Albano (Gabus Mendes) são pistoleiros contratados por Miro que vão ao encalço da filha.

Para a escalação do elenco, Ricca afirma que não quis lançar. “O cinema nacional tem muito essa mania de querer lançar alguém ou do trabalho com o “não ator”. Aqui é um filme de atores conhecidos pra caramba e que desenvolvem um trabalho incrível”.

O clima de camaradagem durante as filmagens ficou evidente. “O Marco compreende a alma do ator e sempre privilegiou isso no set”, declara Estefanini. Para Moscovis o fato de Ricca também ser ator facilitou o trabalho de todos. “Ele cria um clima agradável e acredito que tudo parte do ambiente de trabalho e isso foi fundamental desde o começo. O Marco falou que trabalhou com amigos e nós sentimos isso no set de filmagem”.

A produção é contada de forma não convencional em que os personagens estão em derrocada, sem saberem o dia de amanhã. A forma como o diretor disseca e explora a angústia de cada um dos personagens faz de "Cabeça a Prêmio" um filme grandioso e impressionante, que pode ser conferido este mês em DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário