quinta-feira, 1 de julho de 2010

SEM RETOQUES

Rodrigo Santoro indica "Pixote - A Lei do Mais Fraco", clássico do cinema nacional

Rodrigo Santoro é um dos atores brasileiros mais requisitados do cinema. Ele construiu uma carreira internacional, aparecendo em produções como "As Panteras Detonando", "Simplesmente Amor", "300", "Che - O Argentino", "Che - A Guerrilha" e "Cinturão Vermelho".

A estreia de Santoro no cinema foi em 2001 com o perturbador "Bicho de Sete Cabeças". Ele também atuou nos nacionais "Abril Despedaçado" e "Carandiru". Este último é dirigido por Hector Babenco, que fez o filme que Santoro indica nesta seção: "Pixote - A Lei do Mais Fraco".

Atualmente Santoro está em cartaz nos cinemas com a comédia "O Golpista do Ano", em que ele e Jim Carrey formam par romântico. No momento o ator está no Brasil filmando "Heleno" que contará a história de Heleno de Freitas, ex-jogador do Botafogo. Alinne Moraes será Ilma de Feitas, esposa do jogador.
__________________________________________________

“Eu indico para os leitores, 'Pixote - A Lei do Mais Fraco'. Esse é um filmaço! Para mim é um dos melhores trabalhos do Hector Babenco. Eu me lembro de ter ficado muito impactado quando vi este filme. Muita gente não teve a oportunidade de ver esse longa e agora é uma boa chance com o lançamento do DVD”.
Rodrigo Santoro
________________________________________________
Mundo cruel

João Henrique, dez anos, mais conhecido como Pixote. Abandonado pelos pais, o menino é obrigado a viver em reformatórios. Esta é a história do filme "Pixote, a Lei do Mais Fraco" (1981), dirigido por Hector Babenco. Cercado pela delinquência, Pixote não vive, sobrevive. Ele é obrigado a se manter na marginalidade. Cansado de ficar preso em solitárias e ver colegas morrendo a sua volta, Pixote foge do reformatório e vai parar nas ruas de São Paulo, no qual ingressa numa rotina de crimes. Numa sociedade em que a legislação “protege” o menor, na lei da rua, o menor é gente grande.

O filme é pesado, aborda a figura do marginalizado sem ter para onde ir, sem ter a quem recorrer. Fernando Ramos da Silva foi quem interpretou Pixote. Vida e ficção se misturaram, já que antes do filme, Fernando era um morador de rua, que aos 19 anos acabou morto por policias. A temática explorada em "Pixote - A Lei do Mais Fraco", mesmo 28 anos após seu lançamento, continua mais atual do que nunca, infelizmente.
__________________________________________________

Trabalho de Babenco em DVD

"Pixote" faz parte do pack lançado com produções inéditas do diretor em DVD

O Rei da Noite (1975)
Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1977)
O Beijo da Mulher-Aranha (1985)
Brincando nos Campos do Senhor (1991)
Coração Iluminado (1996)
Carandiru (2003)
O Passado (2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário