segunda-feira, 26 de julho de 2010

TERRA ESTRANGEIRA

Vinda de astros internacionais ao Brasil agita o lançamento de filmes no país

Hugh Jackman, Kristen Stewart, James Cameron... Estes são alguns dos astros que andaram circulando pelo Brasil para promoverem seus filmes. Esta invasão é recente e é um indicador de que os estúdios perceberam que as produções estrangeiras têm um forte potencial nas bilheterias do mercado latino americano. Isso resulta em massiva divulgação nos meios de comunicação resultando em salas de cinemas cheias.

Os últimos a pisarem em solo brasileiro foram Tom Cruise e Cameron Diaz. Os dois foram ao Rio de Janeiro no dia seis de julho, para a pré-estreia da comédia de ação "Encontro Explosivo". A vinda deles fez parte da turnê de promoção do longa, que passou por Salzburg, Sevilha, Cidade do México, Munique, Londres e Bordeaux. Esta foi a segunda vez que Cruise visitou o Brasil a trabalho. No ano passado ele foi ao Rio de Janeiro divulgar "Operação Valquíria" e aproveitou para conhecer a cidade.

No badalado tapete vermelho de "Encontro Explosivo", os atores esbanjaram simpatia e fizeram questão de dar atenção aos fãs. Por mais de uma hora, Cruise e Cameron deram autógrafos e posaram para fotos. A festa contou com muitos famosos como o casal Danielle Winits e Jonatas Faro, Cacá Diegues, Milton Gonçalves, Larissa Maciel e Marcos Paulo. Até eles não resistiram e se aglomeram para ver Cruise e Cameron de perto. O cantor Latino deu um de tiete ao tirar várias fotos da atriz.

Depois da agitação do tapete vermelho, Cruise e Cameron apresentaram o filme para os convidados. No palco, Cruise lendo uma ficha arranhou um português. “Estou muito feliz por estar aqui. Espero que vocês gostem do filme. Nós fizemos o filme para vocês. Muito obrigado. Até mais”. Voltando ao inglês ele disse que treinou o texto para praticar um pouco o seu português. “Eu amo o Brasil e as pessoas daqui. Estou muito feliz de estar aqui para compartilhar o nosso filme com os brasileiros”. Cameron brincou com o fato de não ter entendido nada que Cruise disse: “Eu quis dizer exatamente isso que ele disse (risos). Eu estou há apenas algumas horas no Rio e já amei. Tem sido fantástico! Estou muito feliz de estar aqui com o Tom para apresentar o filme e espero voltar”, contou a bela.

"Encontro Explosivo" tem distribuição da Fox, que tem se mostrado a companhia mais empenhada em trazer grandes nomes para divulgarem suas produções. Foi assim com Cruise e seu "Operação Valquíria" e Will Smith em 2004 para lançar "Eu, Robô". Hugh Jackman veio em 2009 para promover "X-Men Origens: Wolverine". Na ocasião ele até assistiu a um treino do Corinthians em São Paulo e ganhou uma camisa do jogador Ronaldo. Em abril desse ano, o diretor James Cameron acompanhado dos atores Joel David Moore e Sigourney Weaver e o produtor Jon Landau fizeram uma campanha para a chegada de "Avatar" em DVD e Blu-ray.

O fenômeno de "A Saga Crepúsculo" ganhou mais intensidade no ano passado quando em novembro Kristen Stewart e Taylor Lautner promoveram "Lua Nova". Fãs se aglomeraram em frente ao hotel em que os queridos ídolos dos adolescentes estavam hospedados. “Os fãs brasileiros têm sido incrivelmente amáveis e entusiasmados. Eles são muito amistosos e calorosos. Muito legais mesmo”, disse Kristen na época.

MADE IN BRAZIL
O país ainda tem sido o reduto para as filmagens de filmes, clipes e propagandas. Em 1941, o cineasta Orson Welles veio para filmar o documentário "It’s All True" sobre a América do Sul expondo o carnaval e os jangadeiros nordestinos do Brasil. A produção ficou inacabada e só foi lançada em 1993. "007 Contra o Foguete da Morte" teve cenas filmadas no Bondinho do Pão de Açúcar e nas ruas do Rio de Janeiro em pleno Carnaval. "O Incrível Huck" colocou o doutor Bruce Banner nas vielas da favela da Rocinha em uma ótima sequência de perseguição.

As filmagens de "Os Mercenários", de Sylvester Stallone aconteceram no Rio de Janeiro e duraram três semanas. O resultado pode ser conferido a partir do dia 13 de agosto nos cinemas. O elenco de "Fast Five", quinta parte da franquia "Velozes e Furiosos", vem em outubro para as filmagens de algumas cenas. Parte da história será ambientada no Brasil. Brad Pitt é outro que vai pintar por aqui para as filmagens de "The Lost City of Z". Ano passado ele foi até Bonito (MS) pesquisar locações para o filme.

Em 1996, o Rei do Pop, Michael Jakson fez o clipe da música “They Don´t Care About Us”, em Salvador no Pelourinho e na favela Dona Marta, no Rio de Janeiro. Os cantores Snoop Dogg e Pharrell apareceram ao gravar o vídeo de “Beautiful” nas ruas do Rio de Janeiro. A cidade também serviu de locação para os clipes “We Just Don’t Care”, de John Legend e “Put It in a Love Song”, das divas Beyoncé e Alicia Keys.

GAROTOS PROPAGANDAS
O terreno das propagandas tem explorado o Brasil para filmagens de comerciais. Kiefer Sutherland, o Jack Bauer, da série "24 Horas" esteve em São Paulo em 2007 para a gravação de um comercial de carro da Citroën. Hugh Jackman retornou ao Brasil em janeiro deste ano para gravar um anúncio do chá gelado Lipton.

Além de ser um lugar para se lançar filmes ou ser locação para produções, o Brasil também se tornou um ponto para os astros internacionais divulgarem produtos dos quais representam. John Travolta veio em junho para promover a marca de relógios Breitling. Ele, que já visitou o país diversas vezes foi quem sugeriu a vinda ao Brasil para este lançamento. O galã Patrick Dempsey, o médico Derek 'McDreamy' Shepherd do seriado "Grey’s Anatomy" também esteve este ano no país para lançar seu segundo perfume da marca Avon. Com o Brasil em voga, o país está se tornando uma nova rota para os astros internacionais. Os fãs agradecem e as bilheterias também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário