sábado, 27 de novembro de 2010

SAGA BRASILEIRA


Sandi Adamiu, diretor da distribuidora de "A Saga Crepúsculo" revela detalhes das filmagens de "Amanhecer - Parte 1" no Rio de Janeiro

Fãs aos gritos, ruas interditadas, forte esquema de segurança... No início deste mês, o Rio de Janeiro ficou assim por cinco dias em função da barulhenta passagem dos astros Robert Pattinson e Kristen Stewart pelo país. Os dois vieram para realizar parte das filmagens de "Amanhecer - Parte 1", quarto capítulo da Saga Crepúsculo, que estreia dia 18 de novembro de 2011.

Quem acompanhou as filmagens de perto foi Sandi Adamiu, diretor da Paris Filmes, distribuidora dos filmes da "Saga" no Brasil. Na entrevista a seguir ele fala como foram as negociações para fazer do Brasil, cenário para a produção e os bastidores das filmagens. Ele ainda revela que o clima no set foi de puro romance entre os protagonistas da "Saga".

Em entrevista ao site "Pipoca Moderna", Sérgio Sá Leitão, presidente da RioFilme disse que as negociações para as filmagens de "Amanhecer - Parte 1" no Brasil surgiram no American Film Market de 2009. Foi lá que tudo começou?
Na verdade isso começou um pouco antes quando o Leonardo Monteiro de Barros, da Conspiração Filmes me ligou e disse que no quarto livro da série, Amanhecer, a lua de mel dos personagens [Edward e Bella] se passava no Brasil. Assim eu entrei em contato com a Summit Entertainment [produtora e distribuidora dos filmes da Saga nos Estados Unidos], que é a nossa parceira para tentar fazer a filmagem aqui. O Sérgio Sá Leitão e o Steve Solot [presidente do Rio Film Commission] se prontificaram e trabalharam em conjunto de uma forma muito bacana, no qual eu ofertei uma série de vantagens para se filmar no Rio de Janeiro, que seria ajuda de infra-estrutura e logística. No American Film Market tivemos um almoço com os produtores da Summit, Steve, Sérgio e o cônsul do Brasil em Los Angeles. A conversa começou ali e se desenvolveu muito bem.

Leitão também disse que o fator decisivo para as filmagens acontecerem no Brasil foi em função do Rio Film Commission.
O Rio Film Commission ainda não existia, mas como o Steve conhece muito o negócio, ele acabou fazendo o Rio Film Commission nascer. Steve nos apoiou desde o começo. Ele ajudou mostrando que existe o Rio Film Commission e que há estrutura de um Film Commission, como tem no mundo todo, que auxilia a produção de filmes. Isso é desde a contratação de figurantes até fechar o bairro da Lapa, que é o que foi feito no caso de Amanhecer, junto com a prefeitura e o RioFilme.

Qual foi o papel da Paris Filmes na negociação?
O nosso papel foi apoiar e dar suporte para a Summit fazendo essa ponte entre eles e o RioFilme e o Rio Film Commission. Todos os filmes da Summit são distribuídos no Brasil por nós. Somos amigos, o Patrick Wachsberger, presidente da empresa já esteve aqui há um ano e meio quando já tínhamos essa vontade de trazer as filmagens para o Brasil. Mostrei todas as ideias e ele realmente gostou e nos defendeu no estúdio e isso fez a diferença também. Para nós foi um ótimo marketing.

Os produtores do filme vieram ao Brasil para conhecer as locações, não é mesmo?
Ao todo eles fizeram três viagens ao Brasil para conhecer tudo. O diretor de fotografia [Guilhermo Navarro] veio também. Eles filtraram e escolheram quais seriam as locações mais interessantes. Foi o chamado location scouting.

A negociação de locações para a filmagem levou quanto tempo?
Foi entre 1 ano e meio a dois anos.

Quanto foi gasto para as filmagens de "Amanhecer" no Rio de Janeiro?
O orçamento foi de US$ 3,5 milhões.

"Amanhecer" teve quantos dias de filmagem?
No Rio de Janeiro foi um dia de filmagem. As locações foram a Marina da Glória e o bairro da Lapa. Na Lapa foi muito legal. Tinha mais de 350 figurantes. Foi fechado três quarteirões. A filmagem começou à noite e foi até às 5 da manhã. O povo carioca estava feliz da vida. Os figurantes dançavam, se divertiam... Então o filme vai passar o clima de alegria da Lapa. Em Paraty foram quatro dias de filmagens. Na história do filme, o Edward ganha da mãe a Ilha Esme. Eles estão de passagem pelo Rio de Janeiro e vão para essa ilha. A locação para a Ilha Esme foi Paraty. Na verdade a casa da locação é de um amigo meu. Ele abriu uma exceção e alugou a casa para a filmagem. Também foi alugada uma casa próxima à cinco minutos de barco da locação, para os atores ficarem hospedados. Lá tinha piscina, uma cozinha legal e eles comeram muita comida brasileira.
Você esteve nas locações do filme. Quais foram as suas impressões?
O set era impressionante. Foi uma experiência única! A equipe é muito profissional. Os atores fizeram as cenas quantas vezes fossem necessárias. Eu fiquei impressionado em ver a forma como a equipe trabalhava.

Você chegou a conversar com os astros do filme, Robert Pattinson e Kristen Stewart?
Os atores estavam muito restritos. Eles só cumprimentavam. Robert e Kristen estavam num clima romântico total. Eles ficaram hospedados no mesmo quarto no Rio e em Paraty ficaram na mesma casa. Para o filme isso é impagável. Eles estão em lua de mel de verdade no Brasil e também fazem uma lua de mel no filme (risos).

No fim, tudo deu certo nas filmagens?
Sim, ficamos muito felizes, depois de dois anos de trabalho em conjunto com a Total Filmes, RioFilme e o Rio Film Commission. Nosso único problema foi O Impostor [quadro do programa humorístico "Pânico na TV"] que fez um antimarketing e criou um problema para nós. Nós fizemos um marketing positivo para o Rio de Janeiro, mas a atitude do "Pânico" gerou um antimarketing muito maior. O Impostor entrou na casa, fez imagens e o que nós percebemos é que ele não invadiu o set, pois isso era impossível. Ele comprou alguém de dentro que filmou tudo e vendeu a imagem para o Impostor. Eu achei feio ele corromper uma pessoa e ainda invadir um espaço reservado.

Em 2009, Kristen Stewart e Taylor Lautner vieram à São Paulo promover "A Saga Crepúsculo: Lua Nova". Foi uma visita rápida. Há chance do elenco vir ao Brasil para lançar "Amanhecer - Parte 1"?
É uma possibilidade, pois os atores gostaram do Rio de Janeiro. Eles curtiram Paraty, entraram no mar... Robert e Kristen até comentaram que fazia mais de um ou dois anos que eles não tinham aquele tipo de privacidade, de ficar em paz em um lugar. Lá eles estavam realmente isolados e tiveram tranquilidade. Eles precisam querer vir e o estúdio precisa organizar uma turnê internacional. O Brasil tem que ser um dos destinos com certeza. Mas os fãs da Saga Crepúsculo são fanáticos. Os atores têm medo de sair na rua. Eles são jovens, conheceram o sucesso muito cedo e estão assustados. No Rio de Janeiro eles só saíam para filmar e o restante do tempo ficavam no quarto. Diferente do Vin Diesel que estava no mesmo hotel, fazendo festa na piscina todo dia (risos).

Em função do forte assédio dos fãs ficaria mais difícil organizar uma pré-estreia com direito a tapete vermelho para os fãs terem a chance de conhecerem os atores de perto?
Eu acho difícil isso acontecer. O fã da "Saga" é adolescente e adolescente apaixonado é um problema duplo (risos). As fãs gritam, querem encostar no ator, é uma loucura mesmo. Na porta do hotel, elas gritavam, corriam atrás do carro... O fã da "Saga" é doente e isso assusta mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário