sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ROMANCE, MÚSICA E CIGARROS



Depois do sucesso de "Durval Discos", Anna Muylaert retorna com "É Proibido Fumar". A comédia traz Gloria Pires e Paulo Miklos. Ela é a professora de violão Baby e ele o músico Max. Vizinhos, eles se apaixonam. O único problema é o vício dela pelo cigarro. Anna conversou com NO MUNDO DO CINEMA sobre o filme já a venda. Confira!

Você tem uma vasta experiência como roteirista. Em relação a direção, muda muito a forma de você trabalhar?

Existem mil maneiras de escrever. Tem o escrever para mim mesma e o escrever para os outros. Para mim, escrever e dirigir são um processo único. Meus filmes são muito pessoais... Quando eu escrevo para os outros eu tento me colocar no lugar do outro, o que ele quer, o que gosta e realizar aquilo tecnicamente com coração. Entre roteiro e direção o que muda é que o roteiro é papel, é ideia, uma partitura. Direção é como se fosse uma orquestra. É preciso lidar com várias pessoas e absorver o talento de todas.

De onde veio a inspiração para o triângulo amoroso de "É Proibido Fumar"?
A ideia veio do próprio "Durval Discos", de se trabalhar em algo fechado. De repente me veio a ideia de haver um vizinho na história e depois ter um paralelo entre a dependência afetiva que o Max tem da ex-mulher e a dependência química da Baby. Fiz um paralelo entre o amor e as drogas. Na verdade, essa história demorou alguns anos para ser feita. Eu tinha algumas opções para o rumo da história. O final foi super difícil de ser pensado. O roteiro demorou uns cinco anos para ficar pronto.

"Durval Discos" e "É Proibido Fumar" têm uma trilha sonora como personagem. Fale um pouco sobre a musicalidade presente em seus filmes.
Esses dois filmes são irmãos. O "Durval" eu fiz numa loja de música, que trouxe naturalmente uma discografia com um estilo musical que eu gosto. Em "É Proibido Fumar" a Baby é uma professora de violão. A música de novo veio da própria história do filme. As histórias inspiram e pedem a música. Em "Durval", a trilha representava a loja. Aqui no "Proibido Fumar", o Heitor Villa-Lobos representa a feminilidade e o swing e o ritmo do Jorge Ben Jor representa a masculinidade. O filme é o confronto dessas duas musicalidades.

Quais os extras do DVD de É Proibido Fumar? Tem algo que você destaca?
Tem o making of e cenas deletadas, que são todas cenas que eu amo (risos). Acabamos optando por um ritmo bem pop para o filme. Tem uma cena muito boa da Baby na igreja com as três irmãs, e ela tinha um ataque de tosse... Todas as cenas são realmente lindas.
Agora você está preparando o filme "Que Horas Ela Volta?". Como está o andamento deste projeto?
Ele está bem no começo. O filme já tem roteiro e eu convidei a Regina Case para o papel principal. A história é sobre uma empregada doméstica e a filha. Ela topou. Tivemos algumas reuniões e estamos esperando o resultado de editais. Ainda não existe captação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário