sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A HISTÓRIA DE UM HERÓI

Ayrton Senna, ídolo das pistas de Fórmula 1 ressurge no emocionante documentário "Senna"

Um herói luta para ultrapassar obstáculos e enfrenta vilões de frente em nome de um sonho. Uma história com esse enredo daria um filme, certo? Pois é essa história e bem real que ganha as telas no documentário inglês "Senna". O herói da história é o piloto Ayrton Senna, os obstáculos e vilões são os adversários nas pistas de corrida, problemas técnicos do seu carro e a politicagem do duro sistema da Fórmula 1. O sonho dele é ser um campeão.

Essa história de luta, derrotas, determinação e conquistas, muito brasileiros conhecem e acompanharam quinzenalmente aos domingos pelas transmissões das corridas de Fórmula 1. O final dessa história todos sabem que não foi feliz e que poderia ser esquecida, mas a jornada dele essa sim vale a pena ser lembrada. É assim que o documentário conta a incrível história de Senna desde a o começo de carreira no kart até a derradeira corrida no Grande Prêmio de San Marino, na curva Tamburello.

Durante entrevista coletiva para divulgar o filme, Viviane Senna, irmã do piloto e presidente do Instituto Ayrton Senna ficou emocionada ao falar do documentário. “É difícil falar, já vi o filme três vezes e ele é sempre muito emocionante. Ele trouxe um pouco do que o Ayrton era não só dentro das pistas, mas também fora, mostrando todo o lado político e o sistema da Fórmula 1, o lado negro que ele enfrentou durante toda a carreira. Esse foi o principal embate e o Ayrton pagou caro por isso, mas enfrentou não abrindo mão dos valores. Ele lutou muito para correr”.

Para a realização do documentário, a equipe passou alguns anos analisando mais de cincos mil horas de gravações. “Foi um processo longo e difícil. Ninguém teve acesso a muitas sequências que estão do filme. Tivemos sorte por termos tempo para fazê-lo. Não queríamos usar somente cenas que todos já haviam visto na TV, queríamos mostrar o ponto de vista do Ayrton”, explica o diretor Asif Kapadia.

O documentário conta a história de Senna por meio de colagem de cenas e declarações em voz over da irmã dele, Viviane, do jornalista Reginaldo Leme, do dono da equipe Williams, Frank Williams, e outras pessoas que tiveram contato com o piloto. Há também diversas entrevistas de Senna falando da luta contra o sistema da F1, com o piloto Alain Prost e sua paixão por velocidade. O grande atrativo do filme são os momentos inéditos de reuniões de pilotos que rendiam muito bate-boca e imagens caseiras dele com a família. O piloto morreu há 16 anos e depois de todo esse tempo ao ver o documentário nota-se como ele faz falta nas manhãs de domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário