sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

EXPERIMENTANDO GODARD

Cineasta da Nouvelle Vague retorna com "Film Socialisme"

Hoje Jean-Luc Godard completa 80 anos em plena forma cinematográfica com a estreia de "Film Socialisme" no Brasil. O diretor francês foi um dos idealizadores do movimento Nouvelle Vague, criado em 1959, que pregava a rejeição ao cinema de estúdio, em especial o americano e as regras narrativas do cinema clássico, tendo no conteúdo dos filmes, os problemas existenciais.

Com uma carreira marcada pelas produções "Acossado" (1960), "Uma Mulher É Uma Mulher" (1961) e "Alphaville" (1965), Godard ficou conhecido por usar uma linguagem cinematográfica específica, tendo como principal característica, a montagem com uso de cortes secos, expressivos e descontínuos para mostrar ao espectador que ele está vendo um filme.

Nos anos 2000, o cineasta se dedicou a realizar documentários e curta-metragens. No terreno dos longas, fez Elogio ao Amor, Nossa Música e agora Film Socialisme. Neste, Godard faz uma montagem de cenas descontruídas e diálogos desconexos num filme imprimido por ruídos, silêncio, fotos, cenas, letreiros e um humor sutil. Dividido em três partes, "Film Socialisme" trata de política, linguagem e mitos. O longa propõe um exercício godardiano àqueles acostumados a histórias com começo, meio e fim e faz o público enxergar o cinema como experimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário