domingo, 9 de maio de 2010

MÃE, TODO MUNDO TEM!

Maio, mês que celebra o Dia das Mães é também uma boa época para conhecer mais sobre elas no cinema

Amorosa, protetora, cuidadosa, exagerada, de primeira viagem, por acidente, de criação... São muitas as formas e jeitos de uma mãe. Maio é o mês que se celebra o dia dela em muitos países. A data comemorativa surgiu na Antiga Grécia. A chegada da primavera era festejada em honra a Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus, considerada a Mãe dos Deuses. Na Inglaterra, no século XVIII, o Dia passou a ser festejado no quarto domingo da Quaresma, que era dedicado às mães das operárias inglesas.

Nos Estados Unidos o Dia das Mães surgiu em 1914 quando uma mulher, Ana Jarvis, perdeu a mãe e entrou em depressão. Para superar a dor, as amigas dela fizeram uma festa em celebração a mãe de Ana. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1918. A partir de 1932 por meio de um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas ficou instituído que a comemoração seria sempre no segundo domingo de maio. Pelo lado comercial a data só perde em número de vendas para o Natal.

CINEMATOGRÁFICAS
Além de ser alguém especial e importante na vida de muita gente a mãe também aparece como protagonista em muitas histórias no cinema. O diretor Vsevolod Pudovkin, diretor de um dos mais importantes filmes do cinema soviético, "O Fim de São Petersburgo" (1927), realizou "A Mãe" (1926) no qual um ativista político é preso e morto. Depois do ocorrido, a mãe dele passa a questionar o horror imposto pelo regime czarista.

Outro grande diretor, o japonês Yasujiro Ozu, dirigiu "Filho Único". A produção gira em torno de uma mãe solteira dedicada a criar o filho. Quando ele cresce a mãe vê que tudo o que fez pelo filho pode ter sido em vão. Nos filmes do cineasta Pedro Almodóvar, a personalidade de sua mãe, Francisca, serve de inspiração para as histórias de seus filmes sempre com fortes personagens femininas. "Tudo Sobre Minha Mãe" é uma homenagem do diretor a madre. Na história, Manuela após perder o filho, parte em busca do pai do mesmo. O filme discute de forma acalorada o instinto materno.

GÊNIO RUIM
Tanto a vida como o cinema não vivem apenas de mães cuidadosas e amorosas. Não se engane com o título "Mamãezinha Querida", pois de querida a mãe representada neste filme não tem nada. A produção é baseada em livro sobre a atriz Joan Crawford. No filme é exposto o comportamento opressivo dela com os filhos adotivos, Christina e Christopher. No clássico "Psicose" (1960), o dono de um hotel é perturbado pela mãe dominadora. Recentemente o lado perverso de uma mãe foi explorado em "Preciosa - Uma História de Esperança". Uma adolescente sofre nas mãos de uma mãe violenta, interpretada por Mo’Nique que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante esse ano.

Deixando a tensão de lado, as terríveis mães também ganham contornos cômicos. Em "Jogue a Mamãe do Trem", Owen não suporta mais a sua mãe. Ele decide então pedir a seu professor, Larry que a mate. "Minha Mãe Não Quer que Eu Case" traz um policial quarentão que ainda mora com a mãe. Tudo muda quando ele se apaixona. Mas a mãe dele não gosta nada da ideia de se separar de querido filhinho. Essas são apenas algumas personagens que o cinema já retratou, sejam elas mães vilãs ao queridas.

Instinto materno

Quem disse que o papel de mãe pertence só a mulher? O homem também encara de frente as tarefas e o jeito maternal de qualquer mãe. Um trio de homens mulherengos e de vida tranquila vêem tudo isso acabar quando um bebê é deixado na porta da casa deles. "Três Solteirões e um Bebê" coloca machões para trocar fraldas, preparar banhos e muitas mamadeiras. Em "Junior", o grandalhão Arnold Schwarzenegger banca uma mãe nem um pouco tradicional. Seu personagem é o pesquisador Alex Hesse que ao lado do companheiro de trabalho cria uma droga para auxiliar a gravidez. Mas a droga é testada nele mesmo e com isso, Alex fica grávido e experimentando as sensações da gestação.
As faces da mãe no cinema

Mãe por Acaso
(Bachelor Mother, 1939)
Polly trabalha como caixa em uma loja de departamento. Um dia, quando surge um bebê abandonado, ela acaba cuidando dele como se fosse seu filho. Impressionado com sua conduta, seu patrão resolve empenhar-se para manter a mulher e a criança juntas.

Sem Reservas
(No Reservations, 2007)
Kate é uma chefe de cozinha viciada em trabalho. Certo dia ela fica sabendo que sua irmã morreu. A sobrinha Zoe terá que ficar sob a guarda de Kate. Agora ela terá de conciliar o trabalho e a independência com a criação da sobrinha.

Juno
(Juno, 2007)
A adolescente Juno engravida de seu colega de classe. A gravidez não foi planejada. Ela conhece um casal que sonha em ter um filho, assim Juno decide dar o bebê ao casal.

A Troca
(The Changeling, 2008)
Christine é uma mãe desesperada por notícias do filho desaparecido. Após meses de buscas intensas, finalmente, a polícia encontra o garoto. Mas algo está errado. Christine desconfia que ele não seja seu filho verdadeiro e parte em busca de respostas.

Uma Mãe em Apuros
(Motherhood, 2009)
Eliza é escritora, blogueira e mãe. O papel de mãe fala mais alto quando ela precisa preparar a festa de aniversário de sua filha, e cuidar do filho mais novo. Como só isso não bastasse, várias coisas vão surgindo ao longo do dia, a deixando enlouquecida.

Mother - A Busca Pela Verdade
(Madeo, 2009/Paris Filmes)
Hye-ja é mãe solteira. Seu filho, Do-joon, tem 27 anos e muito dependente da mãe. Ele é acusado de matar uma garota. Hye-ja decide agir por conta própria para descobrir quem é o verdadeiro assassino para provar a inocência do filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário