segunda-feira, 12 de abril de 2010

VISUALIZAÇÃO DO 3D

O médico Osvaldo Travassos de Medeiros, membro titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e professor na Universidade Federal da Paraíba é responsável pela criação do aparelho OTMStereotest, que mede a visão tridimensional para a prevenção da cegueira. Medeiros utiliza o 3D em aulas e palestras e com grande conhecimento na área, nesta entrevista ele explica como se enxerga uma imagem em 3D.

O que diferencia a visão de um objeto real e de um filme em 3D?
MEDEIROS -
No filme em 3D é criado uma semelhança da visão real em que os objetos são vistos por ambos os olhos em ângulos diferentes e unificados no cérebro. O efeito 3D surge pela captação simultânea de ambos os olhos das imagens previamente selecionadas para cada olho.

Como o olho humano se comporta ao ver um filme em 3D?
MEDEIROS -
As imagens projetadas guardam um certo distanciamento em virtude da angulação. Quando os olhos convergem para manter a fusão cerebral das imagens surge a sensação que as imagens saltam da tela ou contribuem para ilusão de volume. Sem os óculos especiais as imagens projetadas aparecem duplicadas.

Assistir a filmes em 3D força a visão?
MEDEIROS -
Não, desde que o filme não exagere nos efeitos, principalmente os de aproximação das imagens, para não fadigar os músculos que são responsáveis pela convergência ocular e focalização. Se o espectador não apresentar acuidade visual normal em ambos os olhos terá dificuldade em perceber as imagens em terceira dimensão. Caso a pessoa só enxergue por um olho não terá condições de perceber o efeito tridimensional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário