sexta-feira, 30 de abril de 2010

CIDADÃO BRASILEIRO

James Cameron marca presença no Brasil para palestra em Fórum de Sustentabilidade e para lançamento de "Avatar" em home video

O cineasta James Cameron que dirigiu o batedor de recordes "Avatar" esteve no Brasil pela primeira para participar de dois eventos. Primeiro ele compareceu como palestrante no Fórum Internacional de Sustentabilidade nos dias 26 de março, em Manaus (AM). O tema abordado por ele foi “Como e porque sensibilizar a sociedade para a importância e urgência da conservação da Amazônia: a experiência pessoal de um cineasta”.

No dia 11 de abril, Cameron retornou ao Brasil para promover o lançamento do filme "Avatar" em DVD e Blu-ray, ao lado do produtor Jon Landau e os atores Sigourney Weaver e Joel David Moore, que interpretam Dra. Grace Augustine e Norm Spellman respectivamente. "Avatar", tem claras mensagens sobre a forma como o homem lida com os recursos naturais do planeta. O ponto central do filme é o conflito entre uma corporação e os seres Na'vi. O intuito da corporação é extrair um raro minério do solo do Planeta Pandora, habitat dos Na'vi, nem que isso signifique a aniquilação da floresta e dos seres humanóides.

AVATAR NO BRASIL
Durante a entrevista coletiva para o lançamento do DVD e Blu-ray de "Avatar", Cameron foi indagado sobre a possibilidade dele dirigir "Avatar 2" na floresta amazônica. Ele falou que não entraria com uma equipe de filmagem na floresta, pois haveria muito dano à mata. “'Avatar' se passa em um mundo virtual criado por computador. Fizemos o primeiro filme em computação gráfica. Nós filmamos os atores e os transformamos em dados. Houve um papo estranho de que filmamos na Venezuela, mas não, tudo foi gerado pelo computador, cada folha, árvore... Mas desde que eu cheguei ao Brasil e vi a beleza da floresta brasileira, existe agora uma possibilidade muito forte de fazermos a fotografia tomadas aéreas do filme aqui, para 'Avatar 2'”, afirmou ele.

A mensagem ambientalista que o filme traz à tona foi para Cameron motivo de curiosidade em saber como foi a recepção de 'Avatar' pelos brasileiros. “Com toda sinceridade, durante a realização do filme eu fiquei curioso em saber como o público brasileiro reagiria ao filme. A questão do desmatamento, da preservação das florestas fazem parte do debate nacional no Brasil”. Preocupado com as questões ambientais, o cineasta espera que a temática ecológica de Avatar possa tornar os espectadores mais conscientes. “Eu criei Avatar para abrir os olhos das pessoas e enxergar o mundo pensando o que tem sido feito, o que precisa ser feito e qual o nosso dever”, declarou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário