segunda-feira, 26 de abril de 2010

EXPORTAÇÃO DE FILMES

Brasil fortalece ações para promoção do cinema brasileiro no mercado internacional

O cinema nacional acaba de ganhar mais força para conquistar territórios internacionais. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp) renovaram o contrato do Programa Cinema do Brasil, com investimentos de R$ 8,45 milhões, até 2011, para ampliar e consolidar a entrada de produções brasileiras no mercado internacional. Ainda estão previstos incentivos na ordem de R$ 400 mil para subsidiar o lançamento de 20 filmes brasileiros no exterior.

A meta do Programa consiste em investir em ações voltadas para a participação de produtoras e agentes de vendas brasileiros em eventos internacionais para facilitar as co-produções e a promoção da imagem do cinema brasileiro no exterior. Para o biênio 2010/2011, está programada a presença de produtores nacionais em mercados como os de Cannes, Miami, Ventana Sur e Berlim. O plano também é promover encontros com produtores canadenses e espanhóis e a vinda de compradores dos mercados-alvo escolhidos pelo projeto para encontros de negócios na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival de Gramado.

A Apex-Brasil e o Siaesp definiram sete mercados internacionais de atuação: Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Canadá, Estados Unidos e Argentina. Atualmente, são beneficiadas pelo programa 150 produtoras de diversos estados do Brasil: Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Algumas produções como "É Proibido Fumar"; "Cinema, Aspirinas e Urubus"; "Os Famosos e os Duendes da Morte" e "À Deriva" tiveram o suporte do Programa Cinema do Brasil.

O presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira acredita que a presença brasileira no exterior reforça a boa imagem do país. “A qualidade dos filmes tem crescido e ajudam o posicionamento da imagem do Brasil. Com o talento dos brasileiros, vamos tornar nosso cinema uma referência mundial", afirma Teixeira.Como resultados do projeto, já foram realizadas co-produções com França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Canadá, Chile, Colômbia e México.

O programa tem apoiado o lançamento de filmes reconhecidos como: "Estômago", "Era uma Vez", "Divã", "Antônia" e "Durval Discos". O presidente do Programa Cinema do Brasil, André Sturm, ressalta a importância do Programa. "O apoio da Apex-Brasil é fundamental para a continuação da internacionalização do cinema brasileiro e mostra o reconhecimento da agência ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Programa Cinema do Brasil", afirma Sturm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário