sexta-feira, 2 de abril de 2010

COMUNICAÇÕES ESPIRITUAIS

Vida do médium Chico Xavier é colocada na tela em filme dirigido por Daniel Filho

A única certeza que o ser humano tem é a de que vai morrer. Apesar disso ser certo, muitos mistérios envolvem essa questão. A doutrina espírita ensina que existe um universo no qual há vida após a morte, as pessoas reencarnam e vivem para sempre. Aqueles que se foram se tornam espíritos que vivem entre nós e se comunicam com quem tem o dom do mediunismo. Este universo fascinante se tornou conhecido no Brasil em especial pela vida do médium Chico Xavier, cuja vida acaba de ganhar uma versão cinematográfica no filme homônimo dirigido por Daniel Filho.

Chico Xavier nasceu como Francisco de Paula Cândido em 2 de abril de 1910. O filme explora a infância dele no qual aos quatro anos já manifestava seu dom ao ver a imagem da mãe já desencarnada. Quando adulto, sob a orientação de seu guia espiritual Emmanuel, passou a ajudar o povoado de sua cidade com a escritura de cartas e livros psicografados. Durante sua vida, Chico escreveu 412 livros e morreu aos 92 anos em 30 de junho de 2002. O filme estreia na data do centenário de nascimento do médium.

O filme é baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior. Três atores se dividiram para viver o médium no cinema em três fases de sua vida. Na infância, o ator Matheus Costa; na juventude, Ângelo Antônio e na velhice, Nelson Xavier que consegue fazer uma ótima caracterização do médium. Em paralelo a história de Chico há um casal em crise, interpretado por Tony Ramos (Orlando) e Christiane Torloni (Glória), que não conseguem superar a perda do filho, tanto que o desejo dela é receber uma carta psicografada do filho.

O filme consegue tocar fundo até aqueles que não seguem a doutrina espírita, ao revelar que a perda de um ente querido é dolorosa independente da crença que se tem. Chico se denomina como um carteiro que recebe muitas cartas e que depois as entrega. Mais do que uma simples carta, o médium entregava um alento de paz a famílias imersas na dor do luto e na eterna saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário