segunda-feira, 12 de abril de 2010

TECNOLOGIA 3D

Para a exibição de filmes em 3D, existem quatro empresas que fornecem a tecnologia para as salas de cinema de todo o mundo: a americana Real D, a sérvia XpanD, a coreana Master Image e a europeia Dolby 3D. No Brasil, a Real D é utilizada pela rede Cinemark. A XpanD está nos complexos Box Cinemas do Brasil e a Dolby 3D nos complexos dos Cinemas Severiano Ribeiro/ Kinoplex e UCI. Segundo Luiz Gonzaga de Luca, diretor-superintendente dos Cinemas Severiano Ribeiro/ Kinoplex, para a exibição de filmes em 3D é utilizado o projetor DLP Cinema, que chega no Brasil ao custo de R$ 500 mil. O Severiano Ribeiro conta com 16 projetores desses. Num país com 2.184 salas, 114 têm projeção digital 3D.

FERRAMENTA
Esqueça os arcaicos óculos de cartolina dos anos 50. Agora para ver um filme em 3D, os óculos são modernos, parecidos com óculos escuros. E nada de lentes vermelhas e azuis. Os novos óculos possuem lentes polarizadas. Luciano Silva, gerente de tecnologia da Rede Cinemark Brasil, explica que esses óculos permitem uma melhor noção de profundidade de campo do que o antigo aparato. Sem eles a imagem na tela fica duplicada. “Isso acontece porque são projetadas duas imagens, sequencialmente para o olho esquerdo e direito numa velocidade muito alta, gerando a sensação de imagem embaralhada”, conta Silva.

3D EM CASA
O 3D representa algo que a pessoa não consegue ter em outro lugar. Isso acarreta em uma invasão aos cinemas. Mas será que o 3D terá seu lugar também nas casas das pessoas? O diretor-superintendente dos Cinemas Severiano Ribeiro/ Kinoplex acredita que como há um grande sucesso com os filmes produzidos em 3D, o home video terá a tecnologia nos próximos dois, três anos. "O 3D é uma grande novidade. Os avanços tecnológicos vão parar na televisão. Isso é inegável. O 3D vai alavancar o setor de home video”.

Na cidade de Las Vegas (EUA), aconteceu em janeiro a Consumer Electronics Show (CES), maior feira de eletroeletrônicos do mundo. No evento, marcas como LG, Samsung, Panasonic, Toshiba e Sony apresentaram televisores e Blu-rays para conteúdo 3D. Uma delas é a TV Viera Panasonic TC-PG20, que chega ao mercado americano ainda este ano. No Brasil a LG sai na frente e no final de abril coloca no mercado cinco modelos de TV 3D das séries LX9500 (47’’ e 55’’) e LEX 6500 (42’’, 47’’ e 55’’).

No exterior, as empresas Sony, Discovery e Imax anunciaram a criação de um canal em 3D. O canal de esportes ESPN promete para junho a transmissão da Copa do Mundo e dos jogos da NBA em três dimensões. Em relação aos DVDs em 3D, algumas distribuidoras do Brasil se aventuraram na área. Títulos como "Jonas Brothers: O Show", "Os Mosconautas", "Scar - A Marca do Mal" e o pack Sexta-Feira 13 são alguns deles. Mas o óculos de cartolina e a iluminação do ambiente em que se vai assistir a um filme 3D influenciam na qualidade e o resultado é que não se consegue visualizar as cenas. Elas ficam embaralhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário