sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O REI DO CINEMA

Saído do Canadá para os Estados Unidos, o diretor James Cameron tem Hollywood a seus pés

As batalhas intergalácticas de "Guerra nas Estrelas" impressionou muitas plateias quando "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança" estreava em 1977. Um dos espectadores entusiasmados era o jovem James Francis Cameron. Este filme foi o start para ele deixar o trabalho de motorista de caminhão e seguir carreira no cinema. Assim começava o sonho americano do diretor, nascido no Canadá, James Cameron.

Já no ano seguinte ele experimentava o gostinho da arte cinematográfica com o curta-metragem "Xenogenesis", no qual foi diretor, produtor e roteirista. A história trata de um engenheiro e uma mulher que são enviados à uma nave para procurarem um lugar e recomeçarem suas vidas. Cameron teve a oportunidade de trabalhar em "Mercenário das Galáxias" (1980) com Roger Corman, considerado o rei dos filmes B. Cameron ficou responsável pela direção de arte e pelos departamentos de miniaturas e de projeções.

A primeira chance de dirigir um longa-metragem foi em "Piranhas II: Assassinas Voadoras" (1981). “Eu comecei minha carreira com o Roger Corman fazendo filmes bem baratos e era muito bom para mim, só trabalhar e receber o cheque. "Piranhas II" foi a oportunidade que eu tive de aprender a arte de dirigir. Naquela época não podia imaginar onde eu estaria hoje”, afirmou Cameron durante entrevista para o lançamento do DVD e Blu-ray de "Avatar" no Brasil.

FÓRMULA DO SUCESSO
Com fama de perfeccionista, o diretor recebeu o apelido de Iron Jim (Jim de Ferro). Tal apelido se explica pela forma sistemática e exigente dele trabalhar. Um verdadeiro comandante. "O Exterminador do Futuro" (1984), estrelado por Arnold Schwarzenegger, foi a produção que colocou o nome de James Cameron no mapa. O êxito do filme abriu as portas de Hollywood para o diretor. Jim é o tipo de cineasta que sabe exatamente o que o público gosta de ver no cinema. Todos os filmes que dirige são escritos por ele mesmo.

"O Exterminador do Futuro" começava a dar mostras de duas características que se tornaram as marcas de Cameron: a predileção pela ficção-científica e os efeitos especiais. Em seus filmes foram vistos piranhas, cyborgs, extraterrestres, seres estranhos do fundo do mar e agora os humanóides Na’vis de "Avatar".

Outro padrão nos filmes de Cameron é a presença de personagens femininas fortes, grandes heroínas que não precisam de nenhum marmanjo para ajudá-las. Que o diga a agente Ripley de "Aliens - O Resgate" (1986), que sempre consegue escapar da criatura Alien. Ou então a guerreira Sarah Connor de "O Exterminador do Futuro" que peitava cyborgs de frente.

Com Schwarzenegger, o cineasta ainda realizou "O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final" (1991) e "True Lies" (1994). Em "O Segredo do Abismo" (1989), Cameron fez uma história parecida como a de "Contatos Imediatos do 3° Grau", de Steven Spielberg, que mostra uma relação amigável entre humanos e extraterrestres, neste caso seres aquáticos.

Os mistérios aquáticos deixaram Cameron fascinado, resultando em "Titanic" (1997) e mais dois documentários sobre o fundo do mar. Em "Fantasmas do Abismo" (2003), o diretor dentro de um submarino volta ao lugar onde se inspirou para realizar "Titanic". Já em Criaturas das Produndezas (2005), Cameron e um grupo de cientistas da NASA exploram as diversas formas de vida nas profundezas do oceano.

Em 1997 a história do cinema teve um novo capítulo com "Titanic". A produção considerada a mais cara de todos os tempos naquela época se tornou a maior bilheteria mundial com um faturamento de mais de US$ 1,8 bilhão. As mais de três horas de duração do filme não impediram multidões de verem e reverem a trágica história de amor entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet).

"Titanic" ganhou 11 Oscar das 14 categorias a que estava indicado. Em seu discurso de agradecimento, Cameron esbravejou a frase que o tornaria conhecido: “Eu sou o rei do mundo!”, em alusão ao que Jack grita quando está na proa do navio. Hoje "Titanic" virou sinônimo de brega, o típico filme que ninguém aguenta mais ouvir falar, nem ver e a musiquinha tema cantada por Celine Dion então...

ELE É O BOM
No terreno de longa-metragem, Cameron teve um hiato de 12 anos de ausência. Este tempo foi necessário para ele criar ferramentas tecnológicas para o filme que viria a seguir: "Avatar". Ele fundou a empresa de efeitos especiais Digital Domain e a partir de "Fantasmas do Abismo", ele ao lado de Vince Pace, que atua nos departamentos de câmera e efeitos especiais, criou um sistema de vídeo em alta definição. De 1981 pra cá, é possível notar a evolução tecnológica a cada filme de Cameron.

Segundo o diretor, com "Avatar" o cinema chegou ao maior nível de tecnologia. “Estamos em um estágio em que nossa única limitação é a imaginação, ter a capacidade de contar boas histórias. Eu não preciso me preocupar com a tecnologia, pois sei que no meu próximo filme vou ter todas as ferramentas de que preciso, só tenho que contar uma boa história”.

As belas imagens do ecossistema do planeta Pandora em "Avatar" ganham ricos contornos na versão em Blu-ray com sequências de ação altamente cristalinas. "A qualidade de imagem e som conferida no cinema pode também ser vivenciada em casa com o Blu-ray. Em 25 anos de carreira, "Avatar" é a melhor versão de um filme meu para se assistir em casa”, se vangloria.

O Blu-ray de "Avatar" que está nas lojas desde abril, traz apenas o filme, sem nenhum extra. Os colecionadores que preferem uma edição mais requintada, a terá em novembro. “Haverá um Box com quatro discos. Ele terá muitos extras e vamos incluir um documentário sobre as duas viagens que eu fiz ao Brasil. Eu na Floresta Amazônica que tem uma mensagem que ecoa com a mensagem de "Avatar". Colocaremos cenas que estão sendo finalizadas agora, 35 minutos de cenas deletadas. Essa edição especial será excelente para fãs e colecionadores. No mesmo período faremos o anúncio do lançamento da versão em 3-D”.

"Avatar" conquistou o título de maior bilheteria de todos os tempos (sem reajuste de inflação),ultrapassando "Titanic". Mundialmente a produção faturou incríveis US$ 2,7 bilhões. Não é qualquer diretor que consegue tal feito, o de ter duas produções de maior bilheteria no currículo. James Cameron pode dizer que é o rei do mundo, pelo menos no cinema isso ele é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário