quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O NOVO CINEMA PORTENHO

Produções argentinas caem nas graças do público e da crítica. "O Segredo dos Seus Olhos" é um exemplar desta safra

A Argentina já passou por diversas crises econômicas. O setor cinematográfico foi abalado, mas esta área foi amparada pelo Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA). Com leis de incentivo do Fundo de Fomento Cinematográfico, o cinema portenho foi ganhando cada vez mais força. Nos anos 2000, uma nova leva de roteiristas e diretores foram aparecendo e assim surgiu o que veio a se chamar de “Novo Cinema Argentino”.

O sucesso de Nove Rainhas na Europa em 2000 fez o mundo virar os olhos para o cinema argentino. Fabián Bielinsky, Daniel Burman e Juan José Campanella são alguns dos importantes nomes da cinematografia argentina. O grande ícone da Sétima Arte local é Ricardo Darín que estrela o filme "O Segredo dos Seus Olhos" sob a batuta de Campanella. Esta é a quarta colaboração entre os dois que trabalharam anteriormente em "O Mesmo Amor, A Mesma Chuva" (1999); "O Filho da Noiva" (2001) e "Clube da Lua" (2004).

Benjamín Espósito (Darín) é um oficial de justiça aposentado que vem adiando o sonho de escrever um romance. A ideia para o livro ele já tem e foi algo que marcou a sua vida. Em 1974 quando estava na ativa, Espósito investigava o caso de uma mulher que foi estuprada e morta. Por anos em busca de pistas, a investigação do crime não foi solucionada. As peças que faltavam completar este intricado quebra-cabeça sempre perturbaram a vida do oficial.

25 anos se passam e esta história mal resolvida continua a atormentar Espósito. As lembranças o fazem repensar o que tem feito da própria vida. "O Segredo dos Seus Olhos" é um belo exemplar do noir moderno que traz o tema da violência que guia os personagens, o anti-herói Espósito cheio de imperfeições, a presença forte da figura feminina.A grandeza de "O Segredo dos Seus Olhos" está nas pequenas coisas. A marca do cinema argentino está na simplicidade das histórias que com a intensidade latina faz os filmes pulsarem emoções. A produção se tornou a maior bilheteria da Argentina dos últimos 35 anos com um faturamento de US$ 8,5 milhões. Este sucesso pode ser visto e revisto agora com a chegada dele em DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário