segunda-feira, 21 de junho de 2010

SEMPRE AMIGOS!

Os brinquedos de "Toy Story 3" dão adeus ao público de forma emocionante pregando o valor da amizade

Em 1995 a Disney em parceria com o estúdio de animação Pixar dava um salto na forma de se fazer desenhos com a adesão da computação gráfica. O filme que lançava essa nova forma de fazer animações foi "Toy Story". Ela apresentou ao público o menino Andy e seus brinquedos favoritos, que possuem vida própria e lidam com questões humanas como rejeição, ciúme, separação e acima de tudo a amizade.

De lá pra cá o espectador acompanhou a jornada do líder dos brinquedos, o xerife Woody e seus amigos, o patrulheiro espacial Buzz Lightyear, o casal Sr. e Sra. Cabeça de Batata, o cofre Porquinho, o inseguro dinossauro Rex, a valente Jessie, o cavalinho Bala no Alvo e o flexível cachorro Slinky. Com a terceira parte é hora de se despedir dos queridos personagens.

Agora, Andy em "Toy Story 3" está com 17 anos. As brincadeiras deram lugar aos estudos, amigos e namoradas. Os brinquedos foram deixados de lado. Todo brinquedo passa por isso um dia. Prestes a sair de casa para estudar fora, Andy precisa arrumar o quarto e decidir o que ele vai levar para a faculdade, o que vai para o sótão e o que vai para o lixo. É aí que os bonecos esquecidos no baú entram em cena.

Woody e companhia temem serem doados ou pior, jogados no lixo. A esperança é que eles consigam um lugar no seguro e aconchegante sótão. Como sempre na vida destes bonecos muitos mal entendidos acontecem e eles vão parar na creche Sunnyside. Lá eles são acolhidos pelo urso Lotso que apresenta a nova moradia deles. A creche é o recanto de brinquedos abandonados por seus donos que terão a chance de voltarem à ativa com crianças loucas para brincar.

A creche possui duas salas, uma das crianças maiores que prezam pelo cuidado dos brinquedos e a outra das crianças menores, aquelas que estão na fase destruidora em que não brincam com os brinquedos, mas os destronam. A turma de Woddy é colocada nesta segunda sala. Será este o futuro dos inseparáveis amigos: sofrerem nas mãos de maldosas crianças e acabarem “mortas” no fundo de uma lata de lixo?

As animações da Disney/Pixar sempre pregam aos pequeninos os bons valores como a amizade. "Toy Story 3" não é diferente testando a força da amizade dos brinquedos até as últimas consequências. Woody fala que ele e os outros brinquedos são amigos desde sempre, para o que der e vier, tudo em nome do companheirismo.

O roteiro de "Toy Story 3" é riquíssimo de boas piadas e bons dramas que provocam lágrimas. O filme cativa o espectador pequeno que está na fase de ter vários brinquedos e o grande que guarda na memória as brincadeiras que embalaram a infância. Mais uma vez, é feita uma animação que agrada em cheio aos adultos. São eles que vão apreciar a história em todas as suas nuances.

Com muito humor e sensibilidade o filme faz o espectador se identificar com Andy. Na hora de fazer a limpeza ele não consegue se desfazer dos brinquedos, por mais que eles não sejam mais brincados, por mais que eles acabem jogados numa caixa e guardada em um depósito. O que os brinquedos proporcionaram a Andy foi inestimável. Aquele brinquedo velhinho, enferrujado e faltando peças que animou sua infância deve estar guardado em algum lugar não é mesmo? Assim como Andy, você tem certos brinquedos que não tem coragem de jogar fora ou doar. Saber que eles estão guardados é uma espécie de segurança para as lembranças não serão esquecidas. Assim como é difícil se despedir dos brinquedos que animaram sua infância, é difícil dar adeus aos bonecos de "Toy Story".


Nenhum comentário:

Postar um comentário