sexta-feira, 4 de junho de 2010

PALETA CINEMATOGRÁFICA

A temática gay ultrapassa preconceitos e conquista o cinema em suas diferentes cores

Junho promete ser um mês especial. A animação já está garantida no dia 6 de junho com a 14ª edição da Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), aguardado evento que promete transformar a principal via da cidade de São Paulo, a avenida Paulista, em um imenso e colorido palco para manifestações para um público esperado de três milhões de pessoas.

No cinema estreou "O Golpista do Ano", produção dirigida pela dupla Glenn Ficarra e John Requa e encabeçada pelo ator Jim Carrey, que interpreta um papel abertamente homossexual, assim como Ewan McGregor e Rodrigo Santoro.

O cinema é uma janela para se explorar as mais variadas histórias e personagens. A temática gay é uma delas. Numa sociedade que ainda convive com o preconceito contra os homossexuais, aos poucos o tema deixa de ser tabu para ser aceito como algo normal. Assim como na vida, no cinema, os gays vão ganhando espaço para esclarecer e entreter. O cinema gay possui uma fascinante filmografia que aborda desde a personagens estereotipados, até belas histórias de amor. Afinal, mais do que um relacionamento entre pessoas do mesmo sexo é a relação entre dois seres humanos.

1947 é o ano que inaugura o cinema gay com o curta-metragem americano "Fireworks". Nele um homem tem sonhos com um marinheiro musculoso. O filme sem diálogos é inteligente na forma de sugerir o conteúdo homoerótico. Fora das telas, insinuações de que grandes astros de Hollywood eram gays acabavam acobertadas pelos estúdios com casamentos arranjados e proibição de serem vistos com amigos do mesmo sexo. Rock Hudson era um deles. A homossexualidade do ator foi revelada por um ex-namorado pouco antes da morte de Hudson em 1985, em decorrência da aids.

Nos Estados Unidos, filmes com conteúdo homossexual eram taxados pela censura do governo. Até que em 1969, isso foi quebrado com o movimento pelo orgulho gay, Stonewall Riots. Em 1975, "The Rocky Horror Picture Show" se tornou cult em sessões da meia-noite. No filme, um casal recatado vai parar num castelo habitado por alienígenas do planeta Transexual, que tem como dono o bissexual Dr. Frank-N-Furter. Seu grande feito é criar um ser apenas para lhe dar prazer.

Chegada a hora dos gays se revelaram ao mundo, os filmes deixaram de ser produções independentes exibidas em salas chinfrins para ganharem respeito e espaço na filmografia mundial. A aceitação até chegou às conservadoras premiações do Oscar consagrando vários atores por interpretarem personagens gays: Tom Hanks ("Filadelfia"), Hilary Swank ("Meninos Não Choram"), Charlize Theron ("Monster - Desejo Assassino") e Sean Penn ("Milk - A Voz da Igualdade").

Na televisão, seriados como "Will & Grace" e "The L World" e o reality show "Queer Eye for The Straight Guy" ajudaram ainda mais a popularizar a imagem dos gays pelo mundo. Do surgimento nos anos 40 para cá, o cinema gay criou sua identidade. Ele trilha o seu caminho para quem sabe um dia possa desprover o preconceito do espectador e acima de tudo do indivíduo.

TELA COLORIDA

O mundo gay em película

Priscilla - A Rainha do Deserto
(1994)
Duas drag queens
e um transexual atravessam o deserto australiano realizando shows e outras
loucuras.

Ligadas pelo Desejo
(1996)
Mulher de chefão cansada de
ser abusada se apaixona perdidamente por uma ex-presidiária.

Minha Vida
em Cor-de-Rosa
(1997)
Menino se veste de menina fazendo com que sua
família lide com a possibilidade do garoto ser gay.

Será que Ele É?
(1997)
Professor começa a pensar que é gay quando um ex-aluno fala na
televisão que ele é.

Delicada Relação
(2002)
Dois militares
atuando em Israel se apaixonam e precisam esconder isso da tropa.

Transamérica
(2005)
Transexual vai fazer operação para se tornar
mulher. Antes disso, descobre que tem um filho.

Madame Satã
(2002)
Retrato de João Francisco dos Santos, um homossexual que se tornou figura
popular na noite carioca dos anos 30 e 40.

O Segredo de Brokeback
Mountain
(2005)
Dois cowboys mantêm um romance secreto por anos enquanto
vivem de aparências longe um
do outro.

SAÍDOS DO ARMÁRIO

Astros assumidamente gays

O cantor Ricky Martin acaba de assumir que é gay. No mundo do entretenimento ele é mais um que sai do armário. Rupert Everett ("O Casamento do Meu Melhor Amigo") nunca escondeu sua homossexualidade, mas confessou que ter saído do armário não tem lhe rendido bons papéis. Em 1997 a comediante Ellen Degeneres fez o anúncio na capa da revista "Time" e no seriado "Ellen". Neil Patrick Harris que vive um mulherengo na série "How I Met Your Mother" declarou-se homossexual em 2006. Isso não atrapalhou em nada na sua carreira. Já com Jodie Foster, os boatos sobre sua homossexualidade corriam solto ao longo de sua carreira. Em 2007 numa premiação, a atriz revelou ser gay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário