segunda-feira, 8 de março de 2010

O BRILHO DO INDEPENDENTE

"Guerra ao Terror" é consagrado na noite da premiação com seis estatuetas

Se no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval, em Hollywood inicia após a premiação dos melhores da indústria cinematográfica. No mês passado o mundo ficou sabendo quem foram os agraciados com a cobiçada estatueta do homenzinho dourado na 82° edição do Oscar.

Nas categorias de atuação foi batata. Os favoritos de cada categoria foram os ganhadores. Depois de cinco indicações o veterano Jeff Bridges levou na categoria melhor ator por "Coração Louco". A Academia reconheceu o esforço de Sandra Bullock numa carreira de altos e baixos e a elegeu a melhor atriz por "Um Sonho Possível". Na categoria de coadjuvante duas poderosas atuações levaram a melhor. Christoph Waltz ganhou por "Bastardos Inglórios" e Mo’Nique por "Preciosa - Uma História de Esperança". "Up - Altas Aventuras" também levou para casa seus merecidos prêmios de melhor animação e trilha sonora.

DUELO
Na categoria melhor filme, o Oscar desse ano prometia um grande embate entre uma superprodução e um longa independente. "Avatar" e seus mais de US$ 2 bilhões em faturamento contra "Guerra ao Terror" e seu apoio da crítica. Avatar era o grande favorito nos quesitos técnicos, mas os prêmios de edição de som e mixagem de som foram um prenúncio de que a noite seria de "Guerra ao Terror".

O filme independente que explora o cotidiano de um grupo de elite que desarma bombas na Guerra do Iraque venceu a batalha e levou mais quatro prêmios: roteiro original, edição, filme e direção para Kathryn Bigelow, que entrou para história como a primeira mulher a levar a estatueta na categoria.

A vitória de "Guerra ao Terror" foi uma relativa surpresa que tinha o grandalhão "Avatar" como oponente. A festa foi marcada por outras surpresas. Na categoria roteiro adaptado, o favorito era "Amor Sem Escalas" e quem levou foi "Preciosa - Uma História de Esperança". Na categoria filme estrangeiro, o preferido era "A Fita Branca" que acumulou uma lista de 15 prêmios em sua carreira. Mas foi o argentino "O Segredo dos Seus Olhos" que arrebatou os votantes da Academia.

HISTÓRICO
Avatar levou três prêmios técnicos: direção de arte, fotografia e efeitos especiais. Ele era o grande favorito do público para vencer na categoria de melhor filme. Para aqueles que se espantaram em ver "Avatar" não ganhar na principal categoria, precisa saber que o Oscar não mantém a tradição de premiar super produções. Para se ter uma ideia, nas cinco últimas edições do Oscar venceram filmes pequenos: "Quem Quer Ser um Milionário?" (2009), "Onde os Fracos Não Têm Vez" (2008), "Os Infiltrados" (2007), "Crash - No Limite" (2006) e "Menina de Ouro" (2005).

"Asas" foi o primeiro a levar o Oscar de melhor filme, isso em 1928. Era uma superprodução para a época que conta a história de dois pilotos que lutam pelo amor da mesma mulher. Em outras edições do Oscar, as grandes produções levaram o principal prêmio, como "... E o Vento Levou", em 1940 e "Lawrence da Arábia", em 1963. Recentemente os filmes de alto orçamento que foram agraciados com a estatueta foram "Titanic' (1998), "Gladiador" (2000) e "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" (2004). No entanto em 82 edições de Oscar, a maioria dos ganhadores são filmes independentes. Esta é uma boa forma de chamar atenção para produções que passaram despercebidas pelo grande público.

Um comentário:

  1. guerra ao terror trata de um assunto atual mas sem tomar partido, realidade e não ficção

    ResponderExcluir