quarta-feira, 17 de março de 2010

CATÁSTROFES NA TELA

Fenômenos da natureza são prato cheio para a produção de diversos filmes

Inundações, desabamentos, terremotos. Tragédias como essas têm aparecido nos noticiários diariamente com casos no Brasil e no Haiti. No cinema a fúria da natureza ganha espaço como personagem principal em muitas histórias. A diferença é que com os filmes, o espectador está seguro no conforto do sofá. Por ironia aos acontecimentos atuais, em março chega ao mercado de home entertainment um filme que trata justamente das catástrofes causadas pela natureza, a produção "2012".

O gênero filme catástrofe trabalha com a tríade formada pelos personagens em desespero e com pendências emocionais a resolver, as cenas de ação com muitas destruições e a iminente ideia de que o mundo vai acabar. O gênero surgiu nos anos 70 com a produção "Aeroporto", sobre um homem que ameaça explodir um avião. Mas foi o filme "O Destino de Poseidon" (1972), o primeiro a tratar de catástrofes da natureza. Nele, um transatlântico de luxo é atingido por uma onda gigantesca, fazendo-o virar de cabeça para baixo. Um grupo de sobreviventes tenta sair do navio com vida. Em "Terremoto" (1974) um tremor de terra atinge a cidade de Los Angeles e os moradores lutam para sobreviver.

O filme catástrofe "2012" é dirigido por Roland Emmerich, que é chegado em uma destruição. Sua filmografia é marcada por produções do gênero. Em 1996 foi lançado "Independence Day" que coloca Will Smith na mira de extraterrestres, dispostos a exterminarem a Terra. Seu contato com a natureza foi com "O Dia Depois de Amanhã", sobre os catastróficos efeitos do aquecimento global.

"2012" consegue reunir diversas intempéries num só pacote. 21 de dezembro de 2012 é a data apontada pelo profeta Nostradamus, como a última da humanidade. O filme mostra como seria a destruição do mundo neste temido dia, quando a Terra se alinha aos outros planetas. A partir daí a população pena com os diversos fenômenos cataclísmicos, que tem uma família em crise no meio da destruição em massa. É tensão do começo ao fim. O filme chega hoje às locadoras e é um ótimo título para atrair os clientes, fãs de um bom filme catástrofe.

___________________________________________________________
DESTRUIÇÕES EM MASSA

Veja quais outras adversidades meteorológicas e sísmicas ganharam vida nos filmes

Twister
Na cidade de Oklahoma, Estados Unidos, grupo vai à procura de tornados para testar um aparelho que prevê o início de uma tempestade de vento.

Volcano - A Fúria
Vulcão entra em erupção na cidade de Los Angeles. A torrente lava se espalha pelas ruas causando destruição e morte.

Armageddon
Chuva de meteoros atinge a Terra. Para salvar a humanidade, um grupo de astronautas parte para o espaço para destruir um asteróide.

O Dia Depois de Amanhã
Aquecimento global provoca desastres naturais em todo o mundo. Nos Estados Unidos, um climatologista tenta salvar o filho de uma terrível nevasca.

Uma Verdade Inconveniente
Documentário mostra palestras do político Al Gore nos esforços em alertar as pessoas sobre o aquecimento global.

2012: O Fim dos Dias
Numa jornada de fé quatro estranhos são levados a um templo no México em 21/12/2012, data do juízo final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário