segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A POSTOS

34° Mostra Internacional de Cinema em São Paulo é cercada de filmes e homenagens a Wim Wenders e Akira Kurosawa

Entre 22 de outubro e quatro de novembro acontece a 34° Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Os cinéfilos poderão conferir nas duas semanas, mais de 400 filmes, a serem exibidos em mais de 20 espaços espalhados pela capital paulista nas seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil, além das retrospectivas, homenagens e edições especiais.

A edição deste ano conta com dois cartazes, assinados por Wim Wenders e Akira Kurosawa. Os dois cineastas fazem parte da programação da Mostra. Wenders vem para o montar e apresentar a exposição "Lugares, Estranhos e Quietos", com fotos inéditas tiradas por ele. A exposição fica em cartaz até o dia nove de janeiro de 2001 no Museu de Arte de São Paulo (Masp). A editora Imprensa Oficial em parceria com a Mostra lançarão um livro de fotos do diretor. Além disso, Wenders terá alguns de seus filmes exibidos na programação, como "Asas do Desejo", "Paris, Texas" e uma versão do diretor com 280 minutos de "Até o Fim do Mundo".

Em comemoração ao centenário de Kurosawa estará em cartaz até o dia 28 de novembro a exposição "Kurosawa - Criando Imagens Para Cinema", no Instituto Tomie Ohtake. A exposição conta com 80 storyboards concebidos para diversas obras do cineasta. Na programação será lançado o livro "À Espera do Tempo - Filmando com Akira Kurosawa" e ainda foi exibida uma cópia restaurada de "Rashomon".

NOVIDADE
Este ano a Mostra contou com 15 bicicletários localizados nas proximidades dos cinemas que exibiram filmes da 34° edição. A iniciativa foi do Instituto Parada Vital. A organização promove o uso de transportes não-poluentes como forma de melhorar o trânsito e o meio ambiente A Companhia de Saneamento Básico do Estado de S.Paulo (Sabesp) foi a patrocinadora dos pontos de bicicletário.

As salas da Cinemateca, Centro Cultural, Cine Olido, MIS, Masp, Faap, Matilha Cultural, Cine Sabesp, Cinesesc, Espaço Unibanco, Cine Livraria Cultura, Cine Unibanco Arteplex, Unibanco Pompéia, Belas Artes e do Reserva Cultural contaram com um bicicletário. O objetivo da ação é incentivar os cinéfilos a utilizarem um transporte sustentável para se locomoverem até aos cinemas. Confira em breve a cobertura completa da 34° Mostra Internacional de Cinema.

Algumas produções imperdíveis da 34° Mostra

Camponeses do Araguaia - A Guerrilha Vista Por Dentro (Brasil)
Mistérios de Lisboa (Portugal)
O Corintiano (Brasil)
História Cadela (França)
Doctor Chance (França/Chile)
Alicia Bustamante (França, Cuba)
Bróder (Brasil)
O Estranho Caso de Angélica (Portugal, Espanha, França, Brasil)
Um Lugar Qualquer (Estados Unidos)
Home for Christmas (Noruega)

Um comentário:

  1. Que felicidade e emoção ver que o grande mestre do Noh e do Kabuki tenha seu reconhecimento nessa edição da Mostra de Cinema . Com certeza irei ao menos a exposição para conferir de perto os storyboards *.* Amo Akira! Parabéns pela dica. Abraço do Jay.

    ResponderExcluir