sexta-feira, 29 de outubro de 2010

OFÍCIO DO CRIME

Ben Affleck conduz “Atração Perigosa”, um drama policial sério, explosivo e com ótimas atuações

No bairro de Charlestown, em Boston, muitas das pessoas que lá vivem se dedicam ao ofício do crime. Na verdade é dessa região que saem muitos assaltantes de carro forte e bancos. Passado de geração para geração, a vida de crimes parece ser a única saída para sobreviver. Um grupo de amigos da região é assim. Ele realiza assaltos audaciosos e faturam alto com isso em “Atração Perigosa”. Doug (Ben Affleck) é o líder do bando. Jem (Jeremy Renner) é o braço direito dele, que passou nove anos por ter salvado a pele de Doug. O laço de amizade deles é forte, mas é posto a prova quando um assalto à banco acaba não saindo como planejado.

No assalto, a gerente do banco, Claire (Rebecca Hall), é feita de refém. Logo eles descobrem que a moça mora em Charlestown e isso pode ser um problema. Jem quer logo dar um sumiço nela, mas Doug diz que vai resolver o caso. No entanto ele acaba se aproximando de Claire e os dois se apaixonam.

O filme recebeu o infeliz título “Atração Perigosa”. O original é “The Town” (abreviação de Charlestown). O nome em português sugere o perigo da mulher se envolver com o assaltante que a sequestrou, mas não, a produção é sobre a cidade de Boston, os moradores do bairro Charlestown e a inclinação de muitos deles ao mundo do crime.

Affleck retorna a cadeira de diretor no filme, o que já havia feito em “Medo da Verdade”. Desta vez ele também aparece em cena, mas sem brilho. Ele se sai bem mesmo é na direção. Ele conduz um drama policial tenso, sério, sobre amizade, amor e como tudo pode se perder a qualquer momento. As sequências de ação são eletrizantes e se alternam com os momentos de conflitos pessoais dos personagens sem nunca deixar a tensão de lado. As sequências de roubo, a cena de abertura e o momento em que Jem fica sabendo da relação de Doug e Claire explicitam a explosividade das ações.

Ele mostra mais uma vez o bom tato dirigindo os atores, extraindo o melhor de cada um. Renner e Hall arrasam, assim como John Hamm, na pele do policial do FBI que está no encalço de Doug e Blake Lively a irmã de Jem. Ela está bem diferente da patricinha que vive no seriado "Gossip Girl" como uma garota apaixonada por Doug que quer se livrar da vida que tem em Charlestown.

“Medo da Verdade” aborda a investigação do sequestro de uma menina em Boston e suas implicações aos envolvidos no caso. Assim como em “Medo da Verdade”, em “Atração Perigosa”, Affleck usa a sua cidade natal como pano de fundo e explora habilmente os dilemas morais dos personagens. “Atração Perigosa” é um filme sério, tenso e explosivo da melhor qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário