sexta-feira, 4 de setembro de 2009

CHEGANDO A MATURIDADE

"Up - Altas Aventuras", nova produção da Disney/Pixar é uma adorável animação sobre uma improvável amizade

A Pixar Animation Studios é a grande parceira da Disney no desenvolvimento de animações e é responsável também por criar adoráveis animações que encantam não só as crianças, como também os adultos. No começo ela era apenas uma companhia que desenvolvia softwares e hardwares de renderização. Daí o seu nome Pixar, que seria um pseudoverbo em espanhol que significa “fazer pixels”.

Em 1984, John Lasseter - atual diretor criativo da Pixar - deixou a Disney e se juntou a George Lucas para criar uma empresa de animação digital. A dupla se reúne no Festival de Cinema de Veneza que acontece até o dia 12. Lucas entregará o Leão de Ouro a Lasseter pelo conjunto da obra. E que obra. A primeira animação da Pixar foi o curta "Luxo Jr.", que foi indicado ao Oscar em 1987, na categoria de melhor curta-metragem de animação. No início, a Pixar ficava responsável pela parte criativa e a Disney pelo setor de distribuição. Houve alguns desentendimentos quanto a divisão dos lucros, mas em 2006 tudo se acertou quando a Disney comprou a Pixar por US$ 7,4 bilhões. "Toy Story" (1995) foi o primeiro longa-metragem da Pixar.

Em 2001, a premiação do Oscar criou a categoria de melhor animação e lá estava a Pixar representada por "Monstros S.A.". Mike e Sully não levaram a estatueta, mas em 2004 o peixe Nemo conseguiu levar o troféu pro fundo do mar. Os outros ganhadores foram "Os Incríveis", "Ratatouille" e "Wall-E". Esse último inclusive recebeu outras cinco indicações, o que mostra a versatilidade de uma animação que consegue competir em qualidade com produções em live-action (com atores reais). Brinquedos que ganham vida; monstros do armário; insetos, peixinhos e carros falantes; família de super-heróis, rato mestre em culinária e um robô que tem sentimentos ficaram na imaginação e no coração do público. Eles até fizeram muita gente grande chorar que nem criança com suas cativantes histórias. Agora chega uma dupla que promete mais uma vez encantar os espectadores com "Up - Altas Aventuras".

Nessa animação, o velhinho Carl Fredricksen é um vendedor de balões que tem um grande sonho: viajar para as florestas da América do Sul. O conveniente era ele ir de avião, certo? Bem, no caso do Sr. Fredricksen a viagem é um pouco diferente. Ele simplesmente prende milhares de balões à sua casa, que se desprende do solo e alça um grande voo até a América do Sul. Uma viagem no conforto do lar, acomodado na poltrona de sua sala é realmente algo genial. Mas seu sossego acaba quando ele descobre, tarde demais, que o danadinho Russell, um escoteiro de oito anos, está na varanda em pânico.

A produção mostra a relação entre dois opostos, um idoso e uma criança, que no meio de adversidades encontram um no outro o sentido da verdadeira amizade. De todos os filmes da Pixar, "Up" é o mais adulto, pois lida com sentimentos e questões que acontecem no dia-dia de qualquer pessoa. É essa a chave para o sucesso deste maravilhoso filme. Ele trata com muita delicadeza a história de vida de Fredricksen e emociona o público com a improvável amizade entre um velhinho e uma criança. E isso se deve a Pete Docter, diretor do filme que já havia dirigido "Monstros S.A." e escrito o roteiro de "Wall-E". Estas duas produções trabalham muito bem a emoção da história que contagia o público. Ele repete a fórmula com "Up".

Antes do início do filme há o curta-metragem "Parcialmente Nublado". Este mostra de forma genial, a origem dos bebês que são trazidos pelas cegonhas. Prepare-se, pois algumas lágrimas serão inevitáveis. "Up-Altas Aventuras" é uma viagem ao universo cada vez maduro da Pixar. Já foi o tempo que desenhos eram só para os pequeninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário