sexta-feira, 24 de julho de 2009

CULTURA PARA TODOS

Presidente Lula assina projeto do Vale-Cultura, incentivo trabalhista para mais pessoas consumirem produtos culturais

Com o slogan: “Com o Vale-Cultura valeremos muito mais” foi dado o pontapé inicial ao projeto de lei do Vale-Cultura. O presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou o projeto no dia 23 de julho em São Paulo, que agora será votado no Congresso. O governo espera que o benefício incentive a população brasileira a frequentar espetáculos, salas de cinema e a consumir bens culturais. O Vale-Cultura será um cartão nos moldes do vale transporte ou vale alimentação no valor de R$ 50 para os trabalhadores empregados em empresas tributadas com base no lucro real. As empresas que não deduzem pelo lucro real poderão lançar as despesas com o Vale-Cultura como despesa operacional. Esse saldo poderá ser usado tanto para a compra de ingressos de cinema, museu e teatro quanto para a compra de DVDs, CDs e livros.

Na solenidade de lançamento do Vale-Cultura, o ministro da Cultura, Juca Ferreira afirmou que somente se desenvolverá arte, dança e cinema no país, quando haver público. “O Brasil não consegue incorporar nem 20% dos brasileiros em nenhuma das modalidades das atividades culturais, a não ser a TV aberta. Só 13% frequentam cinema”, declarou ele em discurso.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel, disse a NO MUNDO DO CINEMA que espera que o Vale-Cultura potencialize as salas de cinema, as videolocadoras e o consumo de filmes brasileiros. “Estamos empenhados também em criar uma situação tributária que possa tornar mais confortável a vida das salas de cinema e das videolocadoras e o Vale-Cultura viabiliza as condições dos trabalhadores terem o acesso”, afirmou ele. Rangel acredita que no ano que vem o benefício já esteja funcionando.

Num discurso descontraído, Lula lembrou dos tempos que frequentava o Cine Comodoro em São Paulo e reclamou que hoje as salas de cinema só têm lugares para 20, 30 pessoas e que o centro da capital paulista está tomada por prédios de escritórios. Elda Bettin Coltro, presidente do Grupo PlayArte se queixou dessa afirmação. “Queria informar o presidente Lula que ele tem de conhecer o centro de São Paulo, que o centro não têm só prédios, mas tem o Marabá (Multiplex PlayArte Marabá) totalmente restaurado, com cinco salas e mais de 1.000 lugares e passando os melhores filmes”. Ela ainda declarou a NO MUNDO DO CINEMA, que a PlayArte sempre vai fazer o máximo para que o país tenha mais cultura, como o Projeto Escola. “Nós já fazemos a nossa parte mesmo sem o Vale-Cultura”.

Lula ainda salientou a importância de fazer com que o cinema chegue na periferia. “Precisamos tentar descobrir uma política de incentivo a construção de salas de cinema na periferia. E desde que tenhamos uma legislação que obrigue os bons filmes a chegarem nessas salas e não ter monopólio na distribuição de filmes nesse país”, encerrou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário