quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CENÁRIO CINEMATOGRÁFICO

Com recém 120 anos completados, a Torre Eiffel, ícone da cultura francesa, é um monumento para ambientar muitos filmes

324 metros, 7300 toneladas de ferro em um corpinho de 120 anos formam um dos ícones monumentais do mundo, a Torre Eiffel. No último dia 15 de maio foram comemorados seus respeitáveis 120 anos de existência. Símbolo de Paris, na França, a estrutura metálica se tornou uma grande personagem do cinema aos longos dos anos.

Muitos são os filmes que tiveram a Torre Eiffell como parte de suas histórias. No filme "Van Helsing - O Caçador de Monstros", o monumento ainda estava em construção. Ele serviu como pano de fundo para o esfuziante beijo do casal Christian e Satine em "Moulin Rouge - Amor em Vermelho". Já na comédia romântica "Surpresas do Coração" a Torre mal pode ser vista por Kate, personagem de Meg Ryan, pois, atarefada indo atrás de seu noivo, não tem tempo para apreciá-la. O monumento aparece só de relance em grandes produções como "Independence Day" e no novo "Transformers: A Vingança dos Derrotados".

Destruição
A Torre Eiffel se prestou também para ambientar muitas estripulias e desastres. Em "Um Lobisomem Americano em Paris", uma jovem lobisomem tenta se suicidar saltando da Torre Eiffel. Mas ela é salva por um americano que tinha planos de saltar de bungee jumping no mesmo local. Até o agente James Bond já foi se aventurar por lá em "007 Na Mira dos Assassinos", com Roger Moore. Ele enfrenta a vilã May Day (Grace Jones) que para escapar dos tiros disparados por Bond, se joga do topo da estrutura de ferro e abre seu paraquedas. Porém, o agente continua no encalço da moça que a persegue pelas ruas de Paris. A clássica sequência termina com 007 dirigindo um táxi que se desfaz no meio do caminho.

O chinês Jackie Chan não poderia faltar nesta lista de confusões em Paris. Ele encena incríveis lutas coreografadas e escorregões pelas estruturas da Torre em "A Hora do Rush 3". Malabarismos nas alturas para deixar qualquer espectador suando frio na poltrona. E quem disse que o monumento escapa dos roteiros que adoram a ideia de fazer a Torre Eiffel desaparecer? Pois existem. Na aventura "Superman II", Lois Lane vai cobrir um evento na capital francesa. Terroristas a mando de Lex Luthor colocam uma bomba no elevador para jogar pelos ares o símbolo dos franceses. Lois inventa de se esconder nas engrenagens do elevador. E só o Super-homem para salvá-la.

No japonês "Godzilla: Final Wars", o monstrengo ataca a Torre Eiffel e os monstrinhos extraterrenos de "Marte Ataca!" também. Além disso, as marionetes de "Team América - Detonando o Mundo" aproveitam para acabar com ela. E até outra comédia fez isso: "A Corrida do Século". No hilário filme de Blake Edwards, várias pessoas partem em uma corrida que começa em Nova York e tem a linha de chegada em frente à Torre Eiffel. Na comemoração, um dos carros dispara uma bomba que simplesmente explode o monumento.

E claro que não poderia faltar um filme catástrofe para assolar com a coitada Torre. "Armageddon" foi o encarregado disso. "G. I. Joe: A Origem de Cobra," que estreia no dia sete de agosto, tem uma incrível destruição da Torre Eiffel pelas mãos do ninja Storm Shadow e a Baronesa. Mas nem tudo é ruína. Fora das telas, mas ainda no mundo do cinema, o astro Tom Cruise aproveitou o cenário e o clima romântico para pedir a mão da atriz Katie Holmes em casamento. Pano de fundo, palco para aventuras, romance e destruição. Tudo é motivo para celebrar e perdurar um ícone mundial no cinema. Um verdadeiro “tour de force”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário