segunda-feira, 24 de agosto de 2009

É PRECISO VER PARA ACREDITAR

Descubra o que tem por trás do filme de ação “JCVD”, que chega as locadoras

Um ator decadente de filmes de ação vive uma maré de azar. Ele luta pela custódia da filha, mas perde porque só faz filmes violentos. Afogado em dívidas, precisa desesperadamente de um novo papel para receber uma graninha. Mas ele perde para ninguém menos que Steven Seagal, que decidiu cortar seu famoso rabo-de-cavalo.

Desiludido, ele volta para sua cidade de origem, Bruxelas. O ator vai a um banco tentar sacar algum dinheiro, mas algo inesperado acontece. A polícia chega na entrada do banco, a imprensa e curiosos também. A notícia é de esse ator está assaltando o banco e faz várias pessoas como reféns. Ele exige seis milhões de dólares!

Você deve estar se perguntando que diabos é esse filme. Realmente a trama é surreal. Fica mais bizarra quando se descobre que JCVD é a sigla do nome de Jean-Claude Van Damme! Isso mesmo, aquele baixinho belga que foi um grande sucesso nos anos 80 e 90, estrela esse filme em que interpreta a si mesmo.

“JCVD” é um verdadeiro achado, que acaba de chegar as locadoras. As coisas que vão acontecendo ao longo do filme são extremamente absurdas. A produção é uma verdadeira experiência surreal, o que o torna muito divertido. “JCVD” faz uma grande sátira ao universo de um ator que vai do sucesso ao fracasso e ao território do cinema.

O filme é bem engenhoso. A abertura do filme é todo em um plano-sequência em que Van Damme está fazendo uma cena em que enfrenta vários inimigos e precisa salvar a mocinha indefesa. O diretor grita: “Corta!”. Van Damme exausto fala para o diretor que ele tem 47 anos e é muito difícil fazer todas as coreografias de luta numa só tomada. O diretor ironiza ao dizer que Van Damme acha que eles estão fazendo “Cidadão Kane”. É engraçadíssimo. Mostram-se as situações do filme sob vários pontos de vista, porque realmente tudo o que acontece é inacreditável.

A central que a polícia forma para negociar com Van Damme é em uma locadora. Em meio a prateleiras cheias de filmes os policiais tentam entender como que um astro do cinema foi capaz de chegar a esse estado. O Banco é onde acontece os melhores momentos do filme.

Um homem que está no Banco é um grande fã de Van Damme e não se conforma de ele não estar em Hollywood fazendo filmes. Ele fala que o ator foi responsável por levar o diretor John Woo para Hollywood. Se não fosse o Van Damme, Woo ainda estaria na China filmando pombos. Que o diretor tinha de ter escalado o ator para fazer “A Outra Face” e por aí vai. No meio de toda a tensão, o cara ainda pede para Van Damme ensiná-lo o seu famoso chute. Ele pega um coitado de um refém e pede para o ator tirar o cigarro da boca dele. Simplesmente demais! O melhor é quando esse homem inventa de tentar dar o chute, mas acerta a boca de outro.

No meio de tantos absurdos, ainda há um monólogo existencial de Van Damme sobre tudo que aconteceu em sua vida. “JCVD” é um filme franco, em que o ator não tem medo de fazer piada de si mesmo e com isso mostra que por que não se pode dar uma nova chance a Van Damme? Dê ao ver “JCVD”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário