sexta-feira, 29 de julho de 2011

FACILIDADE OU DOR DE CABEÇA?

Estúdios planejam lançamento antecipado de seus filmes por video on-demand, irritando exibidores e locadoras online dos Estados Unidos

Os estúdios Warner Bros, Sony, 20th Century Fox e Universal estão enfrentando uma briga com exibidores e locadoras online nos Estados Unidos. As companhias se uniram para utilizarem o site Home Premiere, como canal oficial para lançarem seus filmes no home entertainment, por video on-demand. O plano é disponibilizar os títulos para locação, ao valor de US$ 30.

O que anda irritando os complexos de cinema e as locadoras online é o tempo de janela. A estratégia desses estúdios é colocar os filmes no Home Premiere, dois meses após a estreia no cinema. E quando os filmes chegarem em DVD, as locadoras online teriam de esperar 28 dias, para então, disponibilizá-los em video on-demand e em quiosques.

O motivo para esta decisão, de acordo com o site Variety, é que desta forma, os estúdios aproveitam a campanha de marketing utilizada quando um filme estreia no cinema, mantendo-os frescos na cabeça dos consumidores. Outra razão alegada é a decisão do público em não querer gastar para ir até um cinema, isto inclui a forma de locomoção, o ingresso para várias pessoas de uma mesma família e os aperitivos.

REPERCUSSÃO

O The National Association of Theatre Owners (NATO), se posicionou a respeito, ao declarar que a estratégia vai comprometer a receita da indústria do entretenimento. “Este plano altera a relação econômica entre exibidores, cineastas e produtores e os estúdios estão participando de uma empreitada de risco”. Importantes cineastas demonstraram apoio aos exibidores, como James Cameron, Michael Bay, Peter Jackson, Quentin Tarantino e M. Night Shyamalan.

O NATO ressalta que muitos filmes levam tempo para se desenvolverem bem nas bilheterias. Já os estúdios se defendem dizendo que não irão colocar os filmes no Home Premiere, quando estes, ainda continuam com bom desempenho nas bilheterias.

Outro problema levantado pela associação de donos de cinema, é a antecipação dos lançamentos, que vai facilitar o trabalho dos pirateiros, que terão de forma mais fácil e rápida, uma cópia de qualidade, dos filmes pertencentes a esses estúdios. É por causa disto, que a Paramount ainda não se vinculou ao Home Premiere.

No país, o Home Premiere é disponibilizado pela operadora de TV por assinatura, DirecTV. São cerca de seis mil títulos, dentre lançamentos, como 127 Horas e Sucker Punch: Mundo Surreal, como também filmes de catálogo, como Laranja Mecânica e Bem-Hur. Em junho, os cineastas Christopher Nolan e Jon Favreau assinaram uma carta em conjunto com o NATO protestando quanto ao serviço da operadora de TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário