sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

SUCESSOS DE PÚBLICO

Programa Vá ao Cinema levou 2,2 milhões de estudantes ao cinemas em 2009

O projeto Vá ao Cinema, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo tem levado crianças e jovens ao cinema para verem filmes nacionais. Ele visa a distribuição gratuita de ingressos de cinema, destinados a alunos do ensino médio de escolas da rede pública. O projeto serve para a formação e fomento voltado para o cinema nacional.

Em 2010 o Vá ao Cinema entra em seu terceiro ano após ótimos resultados em 2009. Foram 115 municípios participantes com um público de 2,2 milhões de estudantes, superando o número de 2008 que foi de 1,9 milhão. O filme "Verônica" tem uma temática do cotidiano escolar no qual uma professora (Andréa Beltrão) da rede municipal precisa levar um aluno para casa. No trajeto precisam lidar com muitos perigos. Este foi o filme mais popular entre os espectadores do projeto. Ele foi assistido por 158 mil estudantes.

Segundo André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC) da Secretaria da Cultura de São Paulo, este foi um índice de aproveitamento de quase 95%. “Outro ponto importante foi ver muitos filmes de carreira discreta em seus lançamentos, com enorme sucesso, como o caso do filme 'Verônica'. Ele é um excelente filme e teve uma carreira muito aquém de seu potencial. No programa levou mais de 150 mil pessoas às salas. Isso mostra o potencial de diversos filmes brasileiros que ficam perdidos seja pelo oligopólio da distribuição, seja pelo preço dos ingressos”.

Para Sturm, não há dúvidas em afirmar que esse programa do governo do de São Paulo é um dos maiores, se não o maior programa cultural do país devido ao número de pessoas alcançadas. Para 2010, a programação ainda não está definida. São os donos das salas de cinema participantes quem escolhem os filmes a serem exibidos. “Neste ano pretendemos que o programa continue a ser esse grande sucesso e pelo menos manter o mesmo número de vales trocados nos cinemas”, afirma Sturm.

Filmes mais vistos no programa Vá ao Cinema

"Verônica": 158 mil
"A Ilha do Terrível Rapaterra": 154 mil
"Tainá - Uma Aventura na Amazônia": 144 mil
"O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes": 132 mil
"Brichos": 129 mil
"Oriundi": 84 mil

Nenhum comentário:

Postar um comentário