sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ASTRO BOY

O garoto robô Astro é um personagem que surgiu nos anos 60 como série animada japonesa de TV, criada por Osamu Tesuka. Agora tardiamente, o menino de cabelo espetado ganha uma versão cinematográfica, roteirizada inclusive por Tesuka.

No filme “Astro Boy” o Dr. Tenma tem um filho de quem se orgulha muito, Toby. O garoto de 13 anos é muito curioso e certo dia vai escondido até a empresa em que o pai trabalha para ver a nova descoberta dele. Mas tanta curiosidade faz com que Dr. Tenma perca Toby para sempre. Inconsolável ele cria um robô programado com todas as lembranças do filho a partir de um fio de cabelo. O robô possui um avançado sistema de defesa, assim o pai não corre o risco de perdê-lo de novo.

Será que um robô consegue ser semelhante a um ser humano? É isso que Dr. Tenma questiona. Ele acha que o robô é brilhante como Toby, mas diferente. O problema é que toda vez em que ele olha para o robô, lembra que Toby se foi. Esta tristeza irreparável faz com que Dr. Tenma o abandone. O robô vai parar na Superfície, uma espécie de depósito de lixo, cheio de robôs estragados. Lá ele encontra um grupo de crianças e ganha o nome de Astro.

Apesar de temáticas sombrias como a morte e o abandono, “Astro Boy” foi criado para agradar o público infantil, em especial os meninos. A animação é repleta de ação. Astro é um robô que usa seus artifícios tecnológicos para se tornar um herói e assim quem sabe reconquistar o amor de seu criador/pai. É uma produção singela que funciona mais na tela pequena como uma Sessão da Tarde descontraída. Sem muitas aspirações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário