terça-feira, 1 de julho de 2014

CINEMA PROPAGANDISTA

A fotografia do filme “O Triunfo da Vontade”

O filme “O Triunfo da Vontade” (1935) documenta o 6° Congresso do Partido Nazista de 1934 em Nuremberg. A produção é dirigida por Leni Riefenstahl, diretora propagandista do governo tirano de Adolf Hitler. O papel de Riefenstahl era de exaltação e glorificação do líder e do regime nazista, para assim estimular o apoio de cada espectador ao Führer com a realização de um cinema nacional-socialista. Para expor a fotografia do filme duas sequências foram analisadas.

A primeira é “O voo de Hitler”. Os ângulos da tomada são planos das nuvens com um enquadramento em plano geral. O tipo de objetiva é a grande angular no qual se extrai uma visão geral. Mostra-se o discurso verbal em que Hitler é o salvador no céu (ele dentro do avião), autenticando o discurso do renascimento alemão e os seus fieis seguidores na terra.

Os movimentos de câmera utilizados são o da câmera subjetiva (ponto de vista de determinada pessoa) dentro do avião representando Hitler olhando o céu. Depois se usa o travelling com panorâmica (deslocamento para esquerda) para descrever o líder alemão. O avião vai descendo com o movimento de travelling.

A segunda sequência é “Fora das Nuvens”. Neste trecho não há falas, as imagens têm significação e se explicam por si mesmas. Os ângulos da tomada são planos gerais alternando imagens de Hitler e seus seguidores. A objetiva utilizada é a grande angular para privilegiar a profundidade de campo e a nitidez dos enquadramentos.

Em relação aos movimentos de câmera, é exposto o avião por um travelling. A sombra do avião em cima das pessoas mostra a magnitude do ditador. Há a alternância de planos do avião e da multidão. Esses planos reforçam a ideia do quanto Hitler era esperado. Mostra o aumento da multidão que o espera. Nessas cenas há um trabalho de montagem com planos gerais.

Quando o avião chega expõe-se o geral para o particular (multidão e depois closes dos rostos das pessoas). Nos closes demonstra-se o contentamento delas. O Führer é mostrado com enquadramentos contra-plongée (de baixo para cima), para passar uma mensagem de grandeza, poder.

A montagem é um instrumento ideológico. Faz-se a construção de uma significação a favor da propaganda política para persuadir o espectador, com o uso da associação de imagens. Há uma cena em que uma mãe cumprimenta o nazista e depois uma cena com closes de crianças. Aqui também, o trabalho de montagem transmiti a ideia de que ele gostava de crianças.

Na cena do carro de Hitler chegando, se faz o movimento de travelling para trás. É mostrado ele de costas e a iluminação de sua mão e as pessoas fazendo reverência a ele. A luz também faz sombra na cabeça do líder, o que mais uma vez transmite a ideia do grande poder de Hitler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário