domingo, 17 de junho de 2007

O NOME DELE É SUCESSO

Jerry Bruckheimer é um dos produtores mais bem sucedidos de Hollywood, responsável pelo mega-hit do momento "Piratas do Caribe-No Fim do Mundo"

Atualmente, "Piratas do Caribe-No Fim do Mundo" é o filme mais visto no país. Esse sucesso todo não se deve as suas incríveis cenas de ação, nem aos atores Johnny Depp e Orlando Bloom, e sim a uma pessoa que nem aparece no filme, mas que está por trás das câmeras, o produtor Jerry Bruckheimer. Ele mudou a imagem do produtor de filmes, função essa que ninguém sabe direito qual é e muito menos o nome dele. Bruckheimer se tornou uma marca, sinônimo de diversão. Seu apelido é um tanto sugestivo: Sr. Blockbuster, pois esse é o termo usado para aquelas produções milionárias que ultrapassam os 100 milhões de dólares em faturamento.

Uma frase famosa dele é a seguinte: “Nós trabalhamos no negócio de transportes. Nós transportamos o público para um outro lugar”. E isso é do que se trata a indústria do cinema, fazer filmes para as pessoas entrarem num mundo de magia e esquecerem suas vidas naquelas duas horas que passam dentro da sala escura do cinema. E isso é o que Bruckheimer faz de melhor, com uma receita bem simples: entretenimento puro com histórias fantásticas, grandes astros e muita ação para o púbico relaxar e não ficar refletindo sobre a história.

Nos anos 80, ele juntamente com seu antigo parceiro, o produtor Don Simpson (que morreu em 1996, vítima de overdose), reinventou o gênero de ação com os ingredientes acima, nos filmes "Um Tira da Pesada I" e "II" e "Top Gun-Ases Indomáveis", que levaram Eddie Murphy e Tom Cruise ao estrelato. Com o diretor Michael Bay fez uma rentosa parceria nas produções "Os Bad Boys" (1995), "A Rocha" (1996), "Armageddon" (1998), "Pearl Harbor" (2001), "Bad Boys II" (2003) e a adaptação do videogame "Prince of Persia: Sands of Time", que estréia em 2009.

Outras produções de destaque na carreira de Bruckheimer são "Inimigo do Estado" (1998), com Will Smith, o drama "Falcão Negro em Perigo" (2001), a comédia juvenil "Canguru Jack" (2003) e "A Lenda do Tesouro Perdido" (2004), que terá sua continuação estreando em janeiro do ano que vem.

Sem dúvida nenhuma, a franquia "Piratas do Caribe" é a cria favorita do produtor. Em 2003 ele decidiu se arriscar ao produzir um filme do gênero pirata, que estava totalmente desacreditado por causa de fiascos produzidos anteriormente, como "A Ilha da Garganta Cortada" (1995). Mas hoje, o gênero está em evidência graças ao fenômeno "Piratas."

Outra incursão de sucesso de Bruckheimer é na televisão. Ele expandiu seus horizontes para a telinha com os seriados investigativos "C.S.I" e seus spin-offs (seriados derivados) "C.S.I: Miami" e "C.S.I: NY", além de "Without a Trace", "Cold Case", "Close to Home" e até em reality show, com o premiado "The Amasing Race". Ao 62 anos e uma filmografia que contabiliza mais de 3 bilhões de dólares em caixa, vai ser difícil ver Bruckheimer se aposentando tão cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário