sexta-feira, 5 de agosto de 2005

WILLY WONKA ESTÁ DE VOLTA!

Tim Burton e Johnny Depp lançam a nova versão para o clássico infantil “A Fantástica Fábrica de Chocolate”

Quem tem mais de 25 anos, deve se lembrar do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. Pois agora, a produção ganha uma refilmagem pelas mãos do excêntrico diretor Tim Burton. Nesta nova versão, Willy Wonka, dono da fábrica de chocolate é encarnado pelo também excêntrico Johnny Depp. Esta é a quarta colaboração entre os dois. Eles trabalharam em “Edward Mãos de Tesoura”, “Ed Wood”, “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” e na animação “A Noiva-Cadáver, que estreia no final do ano.

Em “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, Willy Wonka, que viveu recluso por anos, reaparece para promover um sorteio. Ele oferece a um grupo de crianças, a chance de conhecer a sua fábrica de chocolate. Para isso, o chocolateiro coloca aleatoriamente, cinco bilhetes premiados em barras de chocolate espalhadas pelo mundo. Daí começa uma louca caçada pelos bilhetes dourados. Os cinco felizardos do sorteio são: o gordinho louco por chocolates, Augustus; a petulante Veruca; o viciado em videogame Mike; a competitiva Violet e o sonhador Charlie. As portas se abrem e um passeio fantástico está para começar.

Em meio a tantas guloseimas, o gostoso mesmo é ver a interpretação de Johnny Depp. É ele quem rouba a cena ao fazer um divertidíssimo Willy Wonka, meio efeminado e com um certo repúdio por crianças. Provavelmente, ele deve receber uma indicação de melhor ator em comédia no Globo de Ouro do ano que vem.

Como a produção é uma refilmagem, as comparações são inevitáveis. Esta nova versão lembra pouco ao original de 1971. Toda a ingenuidade do primeiro filme dá lugar a obscuridade. E quando se trata de um longa de Tim Burton, deve-se sempre esperar algo mais sombrio. O colorido em tons suaves do original, agora ganha tons escuros alternados com os vibrantes. Os ajudantes de Willy Wonka, os Oompa Loompas, são mais moderninhos em suas canções de lição de moral. Desta vez, o chocolateiro é um homem perturbado pelas lembranças do severo pai. E a trama é mais bem amarrada, o que dá ao filme a oportunidade de ir mais além na explicação de algumas coisas.

Na verdade, “A Fantástica Fábrica de Chocolate” é um filme mais para adultos do que para crianças. Mas no final, todos acabam se deleitando com o divertido passeio. É um apetitoso programa para o final de semana. Dispense o refrigerante e a pipoca e leve uma barra de chocolate. Pegue seu bilhete premiado e vá se deliciar com “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário