terça-feira, 23 de março de 2010

LUZ, CÂMERA E RAÇÃO!

Cachorros invadem a tela com produções imperdíveis. "Sempre ao Seu Lado" tem agora lançamento em DVD

“O cachorro não precisa de carrões, casas grandes, nem roupas de marca. Um graveto está ótimo para ele. O cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou idiota, esperto ou burro. Dê seu coração para ele e ele lhe dará o dele. De quantas pessoas você pode falar isso? Quantas pessoas fazem você se sentir puro, raro e especial? Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?” Esses são os dizeres do personagem John Grogan do filme "Marley & Eu" que conta a jornada de vida dele ao lado de seu cão Marley.

Ao ler isso a pergunta que vem é: quem não quer ter alguém assim? Pois bem, esse ser peludo com características tão incríveis consegue encantar a pessoas de todas as idades com muito carinho e disposição para brincadeiras. No cinema não é diferente. Com uma série de filmes produzidos, os cães ganham destaque. Eles aprontam muito e conseguem também emocionar o público com histórias de cumplicidade entre o animal e seu dono.

"Sempre ao Seu Lado" é uma produção que promete comover o espectador com uma bela história de amizade. Um cãozinho abandonado em uma estação chama a atenção do professor Parker Wilson (Richard Gere). Ele acaba levando o cachorro para casa e o batiza de Hachiko. Logo o bichano se torna a atração na casa do professor. Parker e Hachiko criam uma ligação muito especial de forte companheirismo. O filme se torna ainda mais emocionante por se tratar de uma história real. Em março, "Sempre ao Seu Lado" tem lançamento em DVD.
Cachorrada na tela
Veja outros filmes que têm os cães como personagens principais

101 Dálmatas(1961)
Este é um clássico da animação imperdível para quem é louco por cachorros. O casal de dálmatas Pongo e Prenda têm 15 lindos filhotes. Tudo vai bem até que a malvada Cruela Cruel rapta todos os filhotes de dálmatas da cidade. Toda a cachorrada segue numa missão de resgate.

Beethoven, O Magnífico(1992)
Quem não conhece esse cão da raça São Bernardo, que deixa uma família de pernas pro ar? É o Beethoven, seus mais de 100 quilos e disposição de sobra para muita aventura nesse filme em que um terrível veterinário planeja um experimento com o cão.

Uma Dupla Quase Perfeita
(1992)
Um cachorro babão e muito folgado vai infernizar a vida de Scott Turner (Tom Hanks), um detetive maníaco por limpeza e organização. O peludão destrói a casa de Tuner e deixa baba por todo lado. Mas eles precisam se unir para resolver um caso. A diferença entre eles acaba rendendo uma bela amizade.

Meu Cachorro Skip
(2000)
O garoto Willie é muito solitário. Para animá-lo sua mãe lhe dá um presente que vai transformar sua vida: um cãozinho. Ele recebe o nome Skip e juntos descobrem o valor da verdadeira amizade.

Scooby-Doo
(2002)
O medroso Scooby-Doo, seu inseparável dono, Salsicha, e os amigos Fred, Velma e Daphne terão de desvendar um mistério cheio de fantasmas e monstros. Uma aventura para deixar Scooby-Doo tremendo até o último fio de pelo.

Um Hotel Bom pra Cachorro(2009)
Dois irmãos loucos por cachorros descobrem um hotel abandonado. Eles decidem transformar o lugar em um recanto para a bicharada. Fofuras que estão abandonadas ou perdidas ganham um lar neste hotel.

sexta-feira, 19 de março de 2010

PALAVRAS VENERADAS

"O Livro de Eli" coloca Denzel Washington como guardião de um misterioso livro

Em um mundo pós-apocalíptico, Eli (Denzel Washington) é um andarilho que percorre estradas desertas e vilarejos pouco habitados. Seu destino é o oeste. O vento misturado à terra seca e o sol escaldante o acompanham nesta jornada. Eli é um homem que tem em sua posse um livro misterioso. Ele deve protegê-lo até chegar ao oeste.

Esta é a trama de "O Livro de Eli", uma trama que não revela muito o que de fato acontece no filme. Mas para assisti-lo deve-se agir como se lê a um livro. Você começa a ler, não sabe o que vem nas próximas páginas. As informações são reveladas aos poucos. Você fica tão instigado, curioso e só vai sossegar quando ler a última página.

O filme traz uma ótima caracterização dos personagens com o uso da maquiagem e do figurino para expor o lado crítico em que eles vivem. Houve uma guerra, o mundo não é o mesmo desde então. Eli é um dos sobreviventes. As pessoas precisam usar óculos escuros para o sol não cegá-los. A moeda de compra são objetos e pertences encontrados em casas abandonadas e corpos de mortos, como um isqueiro ou um par de luvas. Eli conta que antes da guerra as pessoas tinham tudo de sobra. Descartavam coisas que hoje são preciosas. O bem mais precioso para os sobreviventes é a água.

Cornegie (Gary Oldman de "Batman - O Cavaleiro das Trevas") é quem detém o poder sobre a água. Além disso, ele tem um bando que tem a missão de recolher livros por onde passam. A esperança de Cornegie é que no meio de tantos tenha o que ele almeja tanto. O livro é uma arma que será a salvação para os sobreviventes. Cornegie descobre que Eli possui o tal livro e parte no encalço dele para colocar as mãos no bem tão precioso.

Durante a guerra todos os livros semelhantes a esse foram queimados. Esse fato remete ao fantástico filme "Fahrenheit 451" (1966), dirigido por François Truffaut, no qual os livros são banidos e queimados. Ter um livro era ao mesmo tempo proibido e raro. Em "O Livro de Eli" a curiosidade fica em descobrir o que tem no último exemplar de um livro que motivou a guerra. Para Eli a mensagem da obra é fazer mais pelos outros do que faz a si mesmo. É isso que ele aprende.

O filme aborda questões interessantes e atuais como o consumo desenfreado, a não preocupação com o que se consegue facilmente e principalmente a gana pelo poder. O dito popular: “Em terra de cego, quem tem um olho é rei” se aplica muito bem a história de "O Livro de Eli". No fim, pequenas coisas se tornam dádivas

quarta-feira, 17 de março de 2010

CATÁSTROFES NA TELA

Fenômenos da natureza são prato cheio para a produção de diversos filmes

Inundações, desabamentos, terremotos. Tragédias como essas têm aparecido nos noticiários diariamente com casos no Brasil e no Haiti. No cinema a fúria da natureza ganha espaço como personagem principal em muitas histórias. A diferença é que com os filmes, o espectador está seguro no conforto do sofá. Por ironia aos acontecimentos atuais, em março chega ao mercado de home entertainment um filme que trata justamente das catástrofes causadas pela natureza, a produção "2012".

O gênero filme catástrofe trabalha com a tríade formada pelos personagens em desespero e com pendências emocionais a resolver, as cenas de ação com muitas destruições e a iminente ideia de que o mundo vai acabar. O gênero surgiu nos anos 70 com a produção "Aeroporto", sobre um homem que ameaça explodir um avião. Mas foi o filme "O Destino de Poseidon" (1972), o primeiro a tratar de catástrofes da natureza. Nele, um transatlântico de luxo é atingido por uma onda gigantesca, fazendo-o virar de cabeça para baixo. Um grupo de sobreviventes tenta sair do navio com vida. Em "Terremoto" (1974) um tremor de terra atinge a cidade de Los Angeles e os moradores lutam para sobreviver.

O filme catástrofe "2012" é dirigido por Roland Emmerich, que é chegado em uma destruição. Sua filmografia é marcada por produções do gênero. Em 1996 foi lançado "Independence Day" que coloca Will Smith na mira de extraterrestres, dispostos a exterminarem a Terra. Seu contato com a natureza foi com "O Dia Depois de Amanhã", sobre os catastróficos efeitos do aquecimento global.

"2012" consegue reunir diversas intempéries num só pacote. 21 de dezembro de 2012 é a data apontada pelo profeta Nostradamus, como a última da humanidade. O filme mostra como seria a destruição do mundo neste temido dia, quando a Terra se alinha aos outros planetas. A partir daí a população pena com os diversos fenômenos cataclísmicos, que tem uma família em crise no meio da destruição em massa. É tensão do começo ao fim. O filme chega hoje às locadoras e é um ótimo título para atrair os clientes, fãs de um bom filme catástrofe.

___________________________________________________________
DESTRUIÇÕES EM MASSA

Veja quais outras adversidades meteorológicas e sísmicas ganharam vida nos filmes

Twister
Na cidade de Oklahoma, Estados Unidos, grupo vai à procura de tornados para testar um aparelho que prevê o início de uma tempestade de vento.

Volcano - A Fúria
Vulcão entra em erupção na cidade de Los Angeles. A torrente lava se espalha pelas ruas causando destruição e morte.

Armageddon
Chuva de meteoros atinge a Terra. Para salvar a humanidade, um grupo de astronautas parte para o espaço para destruir um asteróide.

O Dia Depois de Amanhã
Aquecimento global provoca desastres naturais em todo o mundo. Nos Estados Unidos, um climatologista tenta salvar o filho de uma terrível nevasca.

Uma Verdade Inconveniente
Documentário mostra palestras do político Al Gore nos esforços em alertar as pessoas sobre o aquecimento global.

2012: O Fim dos Dias
Numa jornada de fé quatro estranhos são levados a um templo no México em 21/12/2012, data do juízo final.

sexta-feira, 12 de março de 2010

LEMBRANÇAS

Robert Pattinson estrela drama sob medida para as fãs

O bonitão Robert Pattinson está de volta, mas não na habitual pele do vampiro Edward Cullen de "A Saga Crepúsculo". Na verdade ele está bem diferente. Se na Saga ele vive um romance angelical, em "Lembranças" o romance toma contornos mais intensos e carnais. Pattinson vive Tyler Hawkins, um rebelde que fuma, bebe e causa muita confusão. Ele se apaixona por uma garota certinha (Emilie de Ravin). Os dois são marcados por tragédias do passado e juntos tentarão ser felizes apesar dos problemas que vivem com suas famílias.

Para assistir "Lembranças" o ideal é não saber muitas informações sobre ele. O que se sabe é que o filme vai agradar em cheio as fãs de Pattinson que poderão conferir muitas cenas de beijos e até de sexo. A produção foi feita para as fãs dele, para um espectador comum, vai passar despercebida. Num ritmo lento, a história só se torna interessante no final com um desfecho inesperado. Os diálogos são estranhos e piegas. Tudo o que acontece nas vidas dos personagens termina em ações extremadas e desnecessárias, tudo muito dramático. Uma boa lembrança que fica do filme é a ótima presença da atriz mirim Ruby Jerins, que interpreta Caroline, irmã de Tyler, que se mostra a mais madura e realista no meio de adultos imaturos e relapsos.

quarta-feira, 10 de março de 2010

PRÍNCIPE DOS SONHOS

O galã Rodrigo Lombardi ataca como dublador do príncipe Naveen na animação "A Princesa e o Sapo"

O ator Rodrigo Lombardi fez muita mulher sonhar com o caminho das Índias ao viver o romântico Raj Ananda na novela da Rede Globo, "Caminho das Índias". O sucesso rendeu ao galã um papel similar na animação “A Princesa e o Sapo” que chega as lojas em DVD e Blu-ray no dia dez de março. Por causa de um feitiço, o galante Naveen (dublado por Lombardi) se transforma em sapo. Desesperado, ele pede um beijo a bela Tiana para que ele volte a ser humano. Mas eis que o beijo ao invés de pôr fim ao feitiço faz com que Tiana se transforme em sapa.

Em meio a desavenças os dois sapos vão partir em uma jornada pelo rio Mississipi e pântanos da região de Nova Orleans. No meio do caminho encontram dois bichinhos que vão se tornar grandes companheiros da dupla, o vaga-lume Ray e o jacaré trompetista Louis. A turma vai atrás de Mama Odie, que é a única capaz de reverter o feitiço e fazer com que Naveen e Tiana se tornem humanos e assim quem sabe viverem felizes para sempre.

“A Princesa e o Sapo” é o primeiro trabalho oficial de Lombardi como dublador. Ele já havia se aventurado na área, mas apenas ao fazer vozerio (cena de grupo de pessoas falando ao mesmo tempo) para filmes. “Eu ficava no estúdio de dublagem e fazia o que pintava. Às vezes era ruído de monstro, identificação de placa – Aeroporto Internacional de Los Angeles (risos). A maioria era vozerio”, fala ele.

O trabalho de dublagem requer uma preparação da voz para encarnar o personagem e Lombardi teve que fazer um tom bem mais agudo que a própria voz. “Foi difícil ter que manter esse tom por doze horas no trabalho de dublagem. Ainda mais na hora de cantar. Eu sou baixo barítono e cantar como tenor foi difícil”.

Atualmente, grande parte das animações são realizadas em computação gráfica e outras inclusive com o recurso 3D, que dá ao espectador a noção de profundidade de campo. "A Princesa e o Sapo" marca o retorno da Disney a realização de animações em 2D, que é o desenho feito à mão. A tradicional técnica resgata as antigas histórias de contos de fadas, como "A Pequena Sereia" e "A Bela e a Fera". “Foi um sonho participar deste projeto. Eu sempre fui apaixonado por desenho e adorei entrar nesse universo na volta da Disney ao 2D”, declara Lombardi. O resultado não deixa nada a dever as animações em computação gráfica e com muito humor consegue fazer os espectadores acreditarem no clássico conto de fadas.

BRINQUEDOS RESTAURADOS

Os divertidos personagens da série "Toy Story" ganham edições muito especiais em DVD e Blu-ray

Em "Toy Story", o boneco Woody é um cowboy boa praça que adora viver aventuras ao lado de seu dono, o garoto Andy. Ele reina absoluto entre o restante dos brinquedos, dentre eles, Sr. e Sra. Cabeça de Batata, Porquinho, Rex e Slinky. A família de Andy está de mudança, mas antes o garoto ganha uma festa de aniversário. Um dos presentes é o astronauta Buzz Lightyear, um super boneco cheio de sons e funções.

O visual futurista de Buzz contrasta com o jeito rústico de Woody e ele logo toma o lugar do velho cowboy no coração de Andy. Muito enciumado Woody vai tentar dar um sumiço em Buzz, mas os dois acabam saindo da casa de Andy e terão que se unir para voltar antes que a família se mude. Lançado em 1995 pela Disney Pixar, "Toy Story" foi a primeira animação de longa metragem realizada por computação gráfica. Em 1999, o filme ganhou sua segunda parte. Desta vez durante uma viagem de Andy, Woody é raptado por Al, um colecionador de brinquedos que pretende faturar alto com a venda do cowboy. Buzz e os outros brinquedos partem em uma missão de resgate.

EDIÇÕES ESPECIAIS
A Disney lança no dia 10 de março no mercado de varejo, os DVDs e Blu-rays "Toy Story Edição Especial 2010" e "Toy Story 2 Edição Especial 2010". Eles trazem versões remasterizadas das animações e novos extras. Para este super lançamento foram colocados no mercado várias opções de produtos. O DVD simples com extras sai por R$ 29,90. O Blu-ray mais DVD custa R$ 99,90. Ainda há os packs do DVD mais CD com a trilha sonora por R$ 39,90 e o fofo kit que contém DVD mais camiseta infantil tamanho 10 que imita a roupa de Woody e de Buzz e sai a R$ 44,90.

Os extras inéditos trazem um aperitivo do que vem na terceira parte de "Toy Story". O filme deve chegar no home entertainment em outubro. Além disso, há o Diário de Missão de Buzz Lightyear, um vídeo apresentando os artistas por trás das criações da Pixar e um passeio pelos estúdios que mostra os bastidores de produção. As edições especiais de "Toy Story" merecem um espaço na DVDteca de qualquer aficionado por cinema e também claro, da coleção de animações das crianças.

"TOY STORY " EM 3D
Pegando carona na onda dos filmes em 3D, a Disney colocou nos cinemas, as versões em três dimensões de Woody e companhia. Mês passado Toy Story 1 e 2 em 3D entraram em cartaz nos cinemas. Por enquanto não há previsão para estas versões serem lançadas em DVD. Em julho é a vez de Toy Story 3 estrear no circuito nacional. Os bonecos precisam lidar com o início da juventude de Andy e o fim das brincadeiras. Será que eles serão deixados para trás? O filme estreia dia 25 de junho em 3D e também na versão em 35 mm.

segunda-feira, 8 de março de 2010

O BRILHO DO INDEPENDENTE

"Guerra ao Terror" é consagrado na noite da premiação com seis estatuetas

Se no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval, em Hollywood inicia após a premiação dos melhores da indústria cinematográfica. No mês passado o mundo ficou sabendo quem foram os agraciados com a cobiçada estatueta do homenzinho dourado na 82° edição do Oscar.

Nas categorias de atuação foi batata. Os favoritos de cada categoria foram os ganhadores. Depois de cinco indicações o veterano Jeff Bridges levou na categoria melhor ator por "Coração Louco". A Academia reconheceu o esforço de Sandra Bullock numa carreira de altos e baixos e a elegeu a melhor atriz por "Um Sonho Possível". Na categoria de coadjuvante duas poderosas atuações levaram a melhor. Christoph Waltz ganhou por "Bastardos Inglórios" e Mo’Nique por "Preciosa - Uma História de Esperança". "Up - Altas Aventuras" também levou para casa seus merecidos prêmios de melhor animação e trilha sonora.

DUELO
Na categoria melhor filme, o Oscar desse ano prometia um grande embate entre uma superprodução e um longa independente. "Avatar" e seus mais de US$ 2 bilhões em faturamento contra "Guerra ao Terror" e seu apoio da crítica. Avatar era o grande favorito nos quesitos técnicos, mas os prêmios de edição de som e mixagem de som foram um prenúncio de que a noite seria de "Guerra ao Terror".

O filme independente que explora o cotidiano de um grupo de elite que desarma bombas na Guerra do Iraque venceu a batalha e levou mais quatro prêmios: roteiro original, edição, filme e direção para Kathryn Bigelow, que entrou para história como a primeira mulher a levar a estatueta na categoria.

A vitória de "Guerra ao Terror" foi uma relativa surpresa que tinha o grandalhão "Avatar" como oponente. A festa foi marcada por outras surpresas. Na categoria roteiro adaptado, o favorito era "Amor Sem Escalas" e quem levou foi "Preciosa - Uma História de Esperança". Na categoria filme estrangeiro, o preferido era "A Fita Branca" que acumulou uma lista de 15 prêmios em sua carreira. Mas foi o argentino "O Segredo dos Seus Olhos" que arrebatou os votantes da Academia.

HISTÓRICO
Avatar levou três prêmios técnicos: direção de arte, fotografia e efeitos especiais. Ele era o grande favorito do público para vencer na categoria de melhor filme. Para aqueles que se espantaram em ver "Avatar" não ganhar na principal categoria, precisa saber que o Oscar não mantém a tradição de premiar super produções. Para se ter uma ideia, nas cinco últimas edições do Oscar venceram filmes pequenos: "Quem Quer Ser um Milionário?" (2009), "Onde os Fracos Não Têm Vez" (2008), "Os Infiltrados" (2007), "Crash - No Limite" (2006) e "Menina de Ouro" (2005).

"Asas" foi o primeiro a levar o Oscar de melhor filme, isso em 1928. Era uma superprodução para a época que conta a história de dois pilotos que lutam pelo amor da mesma mulher. Em outras edições do Oscar, as grandes produções levaram o principal prêmio, como "... E o Vento Levou", em 1940 e "Lawrence da Arábia", em 1963. Recentemente os filmes de alto orçamento que foram agraciados com a estatueta foram "Titanic' (1998), "Gladiador" (2000) e "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" (2004). No entanto em 82 edições de Oscar, a maioria dos ganhadores são filmes independentes. Esta é uma boa forma de chamar atenção para produções que passaram despercebidas pelo grande público.

OS CAMPEÕES DO OSCAR

Melhor filme
"Guerra ao Terror"

Melhor direção
Kathryn Bigelow, "Guerra ao Terror"

Melhor ator
Jeff Bridges, "Coração Louco"

Melhor ator coadjuvante
Christoph Waltz, "Bastardos Inglórios"

Melhor atriz
Sandra Bullock, "Um Sonho Possível"

Melhor atriz coadjuvante
Mo’Nique, "Preciosa - Uma História de Esperança"

Melhor animação
"Up - Altas Aventuras"

Melhor filme estrangeiro
"O Segredo dos Seus Olhos"

Melhor direção de arte
"Avatar"

Melhor fotografia
"Avatar"

Melhor figurino
"A Jovem Rainha Victoria"

Melhor edição
"Guerra ao Terror"

Melhor maquiagem
"Star Trek"

Melhor trilha sonora
"Up - Altas aventuras"

Melhor canção
The weary kind,"Coração Louco"

Melhor roteiro original
"Guerra ao Terror"

Melhor roteiro adaptado
"Preciosa - Uma História de Esperança"

Melhores efeitos especiais
"Avatar"

Melhor edição de som
"Guerra ao Terror"

Melhor mixagem de som
"Guerra ao Terror'

Melhor documentário longa-metragem
"The Cove"

Melhor documentário curta-metragem
"Music by Prudence"

Melhor curta-metragem
"The New Tenants"

Melhor curta-metragem de animação
"Logorama"

sexta-feira, 5 de março de 2010

NA PONTA DO LÁPIS

Hora de marcar os favoritos ao Oscar 2010

Melhor filme
Avatar
O Lado Cego
Distrito 9
Educação
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Preciosa
Um Homem Sério
Up - Altas Aventuras
Amor Sem Escalas

Melhor direção
James Cameron, Avatar
Kathryn Bigelow, Guerra ao Terror
Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios
Lee Daniels, Preciosa
Jason Reitman, Amor Sem Escalas

Melhor ator
Jeff Bridges, Coração Louco
George Clooney, Amor Sem Escalas
Colin Firth, Direito de Amar
Morgan Freeman, Invictus
Jeremy Renner, Guerra ao Terror

Melhor ator coadjuvante
Matt Damon, Invictus
Woody Harrelson, O Mensageiro
Christopher Plummer, The Last Station
Stanley Tucci, Um Olhar do Paraíso
Christoph Waltz, Bastardos Inglórios

Melhor atriz
Sandra Bullock, O Lado Cego
Helen Mirren, The Last Station
Carey Mulligan, Educação
Gabourey Sidibe, Preciosa
Meryl Streep, Julie & Julia

Melhor atriz coadjuvante
Penélope Cruz, Nine
Vera Farmiga, Amor Sem Escalas
Maggie Gyllenhaal, Coração Louco
Anna Kendrick, Amor Sem Escalas
Mo’Nique, Preciosa

Melhor animação

Coraline e o Mundo Secreto
O Fantástico Sr. Raposo
A Princesa e o Sapo
O Segredo de Kells
Up - Altas Aventuras

Melhor filme estrangeiro
Ajami
O Segredo dos Seus Olhos
A Teta Assustada
Um Profeta
A Fita Branca

Melhor direção de arte

Avatar
O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus
Nine
Sherlock Holmes
A Jovem Rainha Victoria

Melhor fotografia
Avatar
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
A Fita Branca

Melhor figurino
Brilho de uma Paixão
Coco Antes de Chanel
O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus
Nine
A Jovem Rainha Victoria

Melhor edição

Avatar
Distrito 9
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Preciosa

Melhor maquiagem
Il Divo
Star Trek
A Jovem Rainha Victoria

Melhor trilha sonora
Avatar
O Fantástico Sr. Raposo
Guerra ao Terror
Sherlock Holmes
Up - Altas aventuras

Melhor canção
“Almost there”, A Princesa e o Sapo
“Down in New Orleans”, A Princesa e o Sapo
“Loin de Paname”, Paris 36
“Take it all”, Nine
“The weary kind”, Coração Louco

Melhor roteiro original
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
O Mensageiro
Um Homem Sério
Up - Altas Aventuras

Melhor roteiro adaptado
Distrito 9
Educação
In the Loop
Preciosa
Amor Sem Escalas

Melhores efeitos visuais
Avatar
Distrito 9
Star Trek

Melhor som
Avatar
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Star Trek
Transformers: A Vingança dos Derrotados

Melhor edição de som
Avatar
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Star Trek
Up - Altas Aventuras

Melhor documentário
Burma VJ
The Cove
Food, Inc.
The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers
Which Way Home

Melhor documentário em curta-metragem
China’s Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province
The Last Campaign of Governor Booth Gardner
The Last Truck: Closing of a GM Plant
Music by Prudence
Rabbit à la Berlin

Melhor curta-metragem
The Door
Instead of Abracadabra
Kavi
Miracle fish
The New Tenants

Melhor curta-metragem de animação
French Roast
Granny O’Grimm’s Sleeping Beauty
The Lady and Reaper
Logorama
A Matter of Loaf and Death

terça-feira, 2 de março de 2010

SERES AZUIS VS. SOLDADOS BOMBA

Contagem regressiva para a cerimônia da 82° edição do Oscar coloca os duelos de "Avatar" e "Guerra ao Terror" no topo

No dia sete de março acontece em Los Angeles, a 82° cerimônia do Oscar, no Teatro Kodak. As lutas armadas retratadas nos filmes "Avatar" e "Guerra ao Terror" conquistaram os votantes da Academia que deram nove indicações a cada um, incluindo melhor filme e direção para James Cameron e Kathryn Bigelow respectivamente.

A luta entre os dois filmes promete um duelo entre uma grande produção e uma independente. De um lado está "Avatar". O filme com orçamento especulativo de US$ 500 milhões, já ultrapassa os US$ 2 bilhões em faturamento no mundo. Do outro lado está "Guerra ao Terror". Orçado em apenas US$ 15 milhões, a produção passou despercebida pelo grande público, mas não dos críticos e das premiações. No Brasil, a produção foi lançada diretamente nas locadoras em 15 de abril de 2009. Mas em virtude do sucesso e das nove indicações ao Oscar que conquistou, "Guerra ao Terror" foi lançado nos cinemas no dia cinco de fevereiro.

DEZ!
As últimas edições do Oscar mostraram a tendência em premiar produções menores, como é o caso do ganhador do ano passado, o drama "Quem Quer Ser um Milionário?". As indicações de Avatar revelam o retorno dos blockbusters a premiação. Isso se deve ao fato da categoria de melhor filme ter se estendido ao número de dez indicados. Esta mudança aconteceu devido a ausência de grandes produções nas categorias principais do Oscar. Foi o que aconteceu em 2009 quando "Batman - O Cavaleiro das Trevas" foi indicado apenas nas categorias secundárias. Houve críticas quanto a isso. Um ponto extra na indicação de blockbusters nas categorias principais está na melhora da audiência da premiação que tem caído ano após ano. Mas mesmo com a aumento para dez indicados na categoria melhor filme, são cinco que realmente têm chance de levar o prêmio.

A principal categoria do Oscar, a de melhor filme este ano remonta ao que era entre as décadas de 1920 e 1940 quando o número de indicados era de dez. Na cerimônia de 1943, o romance "Casablanca" figurou como o último filme a ganhar numa categoria com dez produções indicadas. Na edição 2010, outros filmes badalados que têm porte para brigar de frente com "Avatar" e "Guerra ao Terror" são: "Bastardos Inglórios", "Amor Sem Escalas", "Up - Altas Aventuras" (indicado também a melhor animação) e "O Lado Cego". Sete de março é o dia para descobrir quem serão os grandes ganhadores da 82° cerimônia de entrega dos Oscar.

segunda-feira, 1 de março de 2010

BOICOTE A ALICE?

Redes de cinema na Inglaterra ameaçam a exibição de "Alice no País das Maravilhas"

As janelas da cadeia cinematográfica sempre foi uma questão polêmica no mercado mundial. Na Inglaterra, algumas redes de salas de cinema, como Odeon, Vue e Cineworld ameaçam boicotar o filme "Alice no País das Maravilhas". O motivo? A data de lançamento da produção em DVD. No país, a janela entre cinema e home video é de 17 semanas. Com "Alice" os planos da distribuidora Disney é colocar o filme em DVD num espaço de 12 semanas. Aqui no Brasil, acontece justamente o contrário. A classe de home video reclama da longa janela entre cinema e rental, que prejudica as locadoras em função da pirataria e da perda do barulho criado em torno das produções que são lançadas. "Alice no País das Maravilhas" estreia na Inglaterra no dia cinco de março e no Brasil, dia 21 de abril. A briga promete.

DICA DE FILME












Astros do cinema nacional recomendam seus filmes favoritos

NO MUNDO DO CINEMA inaugura uma nova seção no blog, a “Dica de Filme”. Todo mês você poderá conferir as indicações de filmes de grandes astros do cinema brasileiro. Para a estreia, NO MUNDO DO CINEMA traz uma recomendação do ator Selton Mello, velho conhecido do público, que no ano passado apareceu em "A Erva do Rato", "A Mulher Invisível" e "Jean Charles".
___________________________________________________________

“Eu indico o filme Laranja Mecânica do diretor Stanley Kubrick. O filme é um clássico do cinema que não envelhece jamais. Ele fala de violência de uma forma visionária e surpreendentemente poética. Um filme para ser revisto sempre”.
Selton Mello.
__________________________________________________________
A BOA E VELHA ULTRAVIOLÊNCIA

Diretor Stanley Kubrick discute a violência de forma visionária em "Laranja Mecânica"

Sádico, engraçado, violento, genial. Esses são alguns dos adjetivos de um dos mais importantes filmes da cinematografia mundial: "Laranja Mecânica". O diretor Stanley Kubrick fez a adaptação do livro homônimo de Anthony Burgess. Num futuro indeterminado situado na Inglaterra, um grupo de jovens explora aventuras sádicas. O líder da gangue é Alex DeLarge, vivido brilhantemente por Malcolm McDowell. Alex e seus amigos sentem prazer com a violência. Eles se reúnem no bar Korova onde bebem um leitinho turbinado que os deixam espertos e prontos para a boa e velha ultraviolência. Para satisfazer seus instintos eles roubam, espancam e estupram. Ao invadirem uma casa, Alex se diverte ao bater em um casal enquanto dança e canta a música “Singing in the Rain”, do musical "Cantando na Chuva": “Eu estou cantando na chuva. Que sentimento glorioso. Estou feliz novamente”.

Tanta violência acaba colocando Alex no caminho da justiça e da “cura”. Ele é preso e passa por um experimento que visa por fim ao lado perverso do rapaz. Em uma forte cena, um aparato impede Alex de fechar os olhos. Ele é obrigado a olhar por horas a fio imagens de violência enquanto ouve sua música favorita, a 9° Sinfonia de seu querido Ludwig van Beethoven. A técnica de associação faz com que algo prazeroso a Alex (música de Beethoven) seja ligado a algo não tolerável a sociedade (violência). Eis a cura para Alex.

A direção precisa de Kubrick faz o espectador imergir em um mundo perturbador com a profusão de movimentos de câmera, cortes rápidos, tudo costurado por uma trilha sonora que incomoda. Alex com ar de garoto ingênuo usa a sua linguagem como poesia para realizar grandes barbaridades. É o uso da boa e velha ultraviolência que Kubrick faz de "Laranja Mecânica" um filme provocante, assustador e visionário.