sábado, 13 de dezembro de 2008

RECANTO DE IDIOTAS

Joel e Ethan Coen voltam ao que fazem de melhor: comédia absurda e com personagens ainda mais tolos em "Queime Depois de Ler"

Depois de lançarem o denso e perturbador "Onde os Fracos Não Têm Vez", os irmãos diretores e roteiristas Joel e Ethan Coen retornam ao terreno da comédia no hilário "Queime Depois de Ler". O elenco estelar conta com George Clooney, John Malkovich, Tilda Swinton, Frances McDormand e Brad Pitt encarnando figuras incrivelmente parvas. Os irmãos Coen são mestres em criar personas caricatas, estúpidas e atrapalhadas em seus filmes e nesta nova produção as peças raras são um homem com mania de perseguição, um ex-agente da CIA alcoólatra, uma esposa egocêntrica, uma quarentona louca para ter um belo corpo e um personal trainer bobão.

Quem já assistiu "Arizona Nunca Mais" e "Fargo - Uma Comédia de Erros", dois ótimos exemplares da filmografia dos diretores/roteiristas, vai amar "Queime Depois de Ler". Até quem não conhece esses dois filmes também vai amar. A produção é uma típica comédia dos irmãos Coen com um humor negro de primeira, situações absurdas e inesperadas (a aparição de Clooney e Pitt juntos em cena mostra isso) e a linha narrativa em bola de neve, em que um pecadilho inconsequente toma proporções inimagináveis.

Na trama o ex-agente da CIA, Osbourne Cox (John Malkovich) resolve escrever um livro de memórias, mas o CD com o conteúdo da obra vai parar nas mãos dos funcionários de uma academia, interpretados por Frances McDormand e Brad Pitt. E eles tentam se aproveitar dessa descoberta, o que desencadeia toda a desgraça iminente.

A produção é uma deliciosa comédia com toques de filme de espionagem e o seu ingrediente mais saboroso é Brad Pitt, não por causa de sua beleza óbvia, mas pela sua atuação sensacional e muito inspirada. Ele está impagável na pele do personal trainer bobalhão Chad Feldheimer. Ele rouba a cena com seu topete e suas dancinhas embaladas pelas músicas do seu inseparável Ipod, além do jeito despretensioso de ser.

Pitt tem se aproveitado cada vez mais dessa perfeita veia cômica que tem, já muito bem explorada na trilogia de "Onze Homens e um Segredo" e na fita de ação "Sr. e Sra. Smith". E mostra a cada filme que ele não é apenas um galã em fitas que exploram sua beleza, mas um ator de prestígio e versatilidade. Chad Feldheimer entra para a galeria de personagens excêntricos criados pelos Coen e eles brindam novamente o público com uma comédia de primeira. Simplesmente imperdível.